Lasanha tradicional, intercalando camadas de massa com o ragu de pato. Pato assado a baixa temperatura com alho poro, cenoura e cebola, desfiado no próprio molho. A lasanha é resfriada e cortada, para ser servida “deitada”. Ela é selada dos dois lados com manteiga, e depois levada ao forno sobre cama de molho sugo e parmesão ralado para gratinar.
RECEITA:
Lasagne all’Anatra
Tempera o pato com o sal do Nonno Mio e deixa por 24 horas nesse sal, depois sela o pato na churrasqueira e reserva. Em paralelo faz um mirepoix com cebola, cenoura, salsão e alho poró, bem picadinho.
Colocar a gordura de pato na panela, acrescentar a cebola e deixar suar bem, depois acrescentar o alho poró e o salsão, e por último a cenoura. A esta mistura acrescentar ainda algumas folhas de louro e um pouco de tomilho.
Depois deglaciar a panela com vinho branco e acrescentar um pouco de água, pois este caldo será usado para regar o pato, que já foi selado na churrasqueira, e vai para o forno para uma cocção lenta, em baixa temperatura.
Deixar o pato cozinhando por várias horas à baixa temperatura no forno. Quando estiver a ponto de estar desfiando sozinho, tirar a pele e os ossos e misturar com o caldo para começar a fazer o ragu.
Reservar o ragu, deixar esfriar para depois usar na montagem da lasanha. Montar as camadas usando uma camada de massa e uma camada de ragu de pato, assim sucessivamente até formar uma linda lasanha.
Deixar a lasanha esfriar para então cortar uma fatia e selar na frigideira. Cada fatia deverá ser selada na frigideira com manteiga, que deve ser colocada ainda fria em uma frigideira bem quente. Assim que manteiga derreter selar a fatia de lasanha dos dois lados.
Para montagem, na frigideira que será servida a lasanha, acrescentar molho pomodoro embaixo e a fatia de lasanha selada em cima, pecorino ralado e leva ao forno para gratinar e finalizar o prato.