Lasagne All’Anatra

2024

Gramado/RS

Felipe Andreis

 

Lasanha tradicional, intercalando camadas de massa com o ragu de pato. Pato assado a baixa temperatura com alho poro, cenoura e cebola, desfiado no próprio molho. A lasanha é resfriada e cortada, para ser servida “deitada”. Ela é selada dos dois lados com manteiga, e depois levada ao forno sobre cama de molho sugo e parmesão ralado para gratinar.

 

RECEITA:

Lasagne all’Anatra

Tempera o pato com o sal do Nonno Mio e deixa por 24 horas nesse sal, depois sela o pato na churrasqueira e reserva. Em paralelo faz um mirepoix com cebola, cenoura, salsão e alho poró, bem picadinho.

Colocar a gordura de pato na panela, acrescentar a cebola e deixar suar bem, depois acrescentar o alho poró e o salsão, e por último a cenoura. A esta mistura acrescentar ainda algumas folhas de louro e um pouco de tomilho.

Depois deglaciar a panela com vinho branco e acrescentar um pouco de água, pois este caldo será usado para regar o pato, que já foi selado na churrasqueira, e vai para o forno para uma cocção lenta, em baixa temperatura.

Deixar o pato cozinhando por várias horas à baixa temperatura no forno. Quando estiver a ponto de estar desfiando sozinho, tirar a pele e os ossos e misturar com o caldo para começar a fazer o ragu.

Reservar o ragu, deixar esfriar para depois usar na montagem da lasanha. Montar as camadas usando uma camada de massa e uma camada de ragu de pato, assim sucessivamente até formar uma linda lasanha.

Deixar a lasanha esfriar para então cortar uma fatia e selar na frigideira. Cada fatia deverá ser selada na frigideira com manteiga, que deve ser colocada ainda fria em uma frigideira bem quente. Assim que manteiga derreter selar a fatia de lasanha dos dois lados.

Para montagem, na frigideira que será servida a lasanha, acrescentar molho pomodoro embaixo e a fatia de lasanha selada em cima, pecorino ralado e leva ao forno para gratinar e finalizar o prato.

Descubra outras cerâmicas: