Pedro Hoffmann: Restaurateur de sucesso no Rio Grande do Sul
Sua atuação na área gastronômica é consequência de um hobbie desenvolvido ao longo da vida, fazendo uma equilibrada combinação entre experiência profissional e gosto pessoal, resultando em empreendimentos de sucesso.
Pedro Geraldo Paranhos Hoffmann é caxiense, descendente de italianos da região do Vêneto, tem hoje 66 anos e começou sua trajetória ligada à gastronomia em 1985, em sua terra natal, com o Restaurante Belaria. Em seus três anos de Belaria, trabalhou com o chef italiano Franco Baroni, com quem aprendeu a base da culinária italiana. Apaixonado pelas origens e pela culinária mais apreciada do mundo, investiu em livros e viagens ao país para complementar sua experiência. Já em Porto Alegre, em 1988, montou o Al Dente, e em 1993, criou o Birra & Pasta, apresentando à cidade um novo conceito em termos de serviço, decoração e culinária; em 1995, participou da reestruturação do lendário IL Gattopardo. Em 1997 foi para Vila Velha, no Espírito Santo, onde montou os restaurantes Il Capitano e Titanic II. Nesse mesmo ano, criou o cardápio e participou da montagem do La Caceria, especializado em carnes de caça, em Gramado. Logo depois, prestou assessoria para o Porto Alegre Country Club. Experiências de sucesso que transformaram seu nome em sinônimo de gastronomia de primeira linha.
Sommelier formado pela Associazione Italiana Sommelier, hoje Pedro comanda, além do charmoso Peppo Cucina, restaurante de culinária italiana contemporânea tradicional em Porto Alegre, os restaurantes Otto Cucina, Ora Gastrô e Ora Fit.
Além de administrar suas casas, Pedro presidiu a seccional Rio Grande do Sul da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de 2006 a 2010 por dois mandatos consecutivos; também presidiu a Abrasel Nacional de 2012 a 2017 por dois mandatos consecutivos. Atualmente é membro dos Conselhos de Administração Estadual e Nacional da Abrasel.