Dudu Sperandio

Cozinha Mediterrânea com foco na Itália

“Aventura e gastronomia são duas vertentes que integram a carreira do chef Dudu Sperandio. Apaixonado pelo ciclismo, ele costuma percorrer quilômetros de bicicleta, atravessando países e acumulando histórias e ingredientes que o inspiram na criação de seus pratos.

Espírito audacioso e empreendedor marcam a trajetória do chef, que antes de escolher a carreira chegou a comandar uma loja de roupas. Também frequentou os cursos de Engenharia e Administração, antes de estudar Gastronomia no Centro Europeu, em Curitiba. Escolha feita, embarcou em um navio para cozinhar. A maré o levou para Londres, onde definitivamente começou a carreira profissional, sempre unindo a gastronomia com viagens e pedaladas.

Ele já passou, por exemplo, um ano nas Bermudas e também desbravou regiões da Europa e dos Estados Unidos para aprimorar as técnicas da culinária mediterrânea. Por duas vezes, cruzou a América – do Atlântico ao Pacífico – de bicicleta. Trabalhou, entre outros locais, em cozinhas comandadas pelo chef inglês Gordon Ramsay e também em tradicionais restaurantes da Itália, como o La Scaletta, onde ficou por um ano.

Em duas rodas, chegou a percorrer mais de 3 mil quilômetros atravessando o Paraguai e a Argentina até chegar ao Chile. Foi um ano antes dessa longa viagem de bicicleta, em 2011, que ele montou o Ernesto Ristorante, cujo nome é uma homenagem ao avô. Pratos do restaurante acumulam indicações ao Prêmio Bom Gourmet. Dudu também está à frente da pizzaria Funiculí, aberta em 2015 com um cardápio que inclui pizzas preparadas no forno à lenha, massas especiais e panini.

A rotina de chef – que envolve desde a busca de ingredientes frescos e fornecedores especializados, até o corte, preparo, manutenção e criação de novas receitas – sempre de olho na qualidade, faz parte do cotidiano de Dudu, que aposta em receitas autorais.”

Dom Mani
Rio do Rastro Restaurante
Casa do Rei Bistrô
Ninho da Roxinha
Dom Francisco
Cantina Piovanelli
Restaurante Borogodó
Cabana do Lago
Cozinha Ana Terra
Bartrô Restaurante e Bistrô
Restaurante San Gennaro
Donna Pinha
Divina Gula
Don Fabrizio
Omã Pâtisserie Bistrô
Peppo Cucina
diVino Restaurante
Nonno Mio
Cantina do Délio
Maria das Tranças
Restaurante Varanda
Famiglia Sicilia
Universal Restaurante
Papaguth
Laura e Francesco
Confraria do Sabor
Piccola Villa
Da Carmine
Quintana Gastronomia
Tio Pepe
Gosto com Gosto
Villa Tevere
Domenico Pizzeria e Trattoria
Katata’s Gourmet
Ludwig Restaurant
Oficina do Sabor
Cantina Pastasciutta
Bella Bistrot
Nico de Don Romano
Privado: Munganga Bistrô (ex associado)
Casa Chef Ari
Parador Valência
Risoteria e Restaurante Villa Lobos
Domus Itálica Ristorante
Zena Cucina
Dartagnan
Alvorada
Casa de Tereza
Nez Bistrô
Cantina Masseria
Bella Napoli
Montserrat Gastronomia