O tradicional e descontraído Alvorada, na serra de Araras, em Petrópolis, foi aberto em 1987. Mesmo quem frequenta a casa, encontra sempre uma novidade no cardápio, uma pequena surpresa, um detalhe novo na decoração.
A comida do paraense Paulo Pinho, também conhecido como Paulão, segue os preceitos de uma verdadeira arte culinária: criatividade, bons ingredientes, boa combinação e capricho na elaboração. A parceria do chef com a esposa Márcia Marinho – recebendo os clientes, cuidando do ambiente – fazem do Alvorada um programa delicioso.
Instalado numa casa aconchegante, a 2 kms da BR-040, podemos almoçar ouvindo boa música, junto a obras de arte, flores e lareira. Há mesas ao ar livre e também um mesão sob as árvores à beira do riacho. De dia, é comum encontrar crianças. À noite, é possível ver casais num tête-à-tête tranquilo ou uma turma animada no grande sofá branco. A casa reserva mesas para comemorações, bem como para eventos que misturam alta gastronomia e degustação de vinhos.
O Alvorada apresenta uma excelente carta de vinhos. No cardápio fixo, há sempre uma opção vegetariana – como por exemplo: moqueca de cogumelos – além de pizza, truta, pato, carne seca e o famoso cordeiro preparado no forno à lenha. Aliás, o forno está sempre aceso e tornou-se a principal ferramenta do chef. A lenha proporciona um calor e um aroma inconfundíveis que, unidos à qualidade dos ingredientes usados, permite obter assados muito especiais.
Há também um quadro negro que as simpáticas garçonetes nos trazem à mesa, com outras opções. São pratos sazonais feitos com produtos frescos da serra ou vindos de outras regiões do país.
As características da culinária e o encanto desse lugar na serra, nos proporciona momentos incríveis, como poucos recantos no Brasil e no mundo.