Verdes Hojas
O nome vem de uma das poesias do maior poeta espanhol Federico Garcia Lorca que começa “verde que te quiero verde, verde viento verde hoja el barco sobre la mar el caballo em la montaña”.
RECEITA: (Porção para 6 pessoas)
Obs: paella é o nome do tacho e do prato, paellera ou paellero é quem faz.
Usar uma paella de 50 cm de diâmetro.
Ingredientes:
Geral:
(pode variar com os legumes que gostar)
Temperos:
Preparo: Paella de legumes.
1ª etapa
Em fogo lento ir fritando os legumes, com pouco azeite, afastar para as laterais da Paella, não esquecer de ir salgando cada item, a gosto. A continuação fritar a salsa afastando também, finalizamos esta etapa refogando o alho, até ficar bem amarelinho. Cortar a fritura do alho vertendo o tomate picado e deixar fritar bem.
Misturar todos os produtos com a nova fritura, acrescentando o açafrão, a páprica, a pimenta, regulando o azeite e corrigindo o sal.
Obs.: fritarmos os legumes com cuidado, para não fazer um purê, devem permanecer inteirinhos e “ al pico”.
2ª etapa
Quando a mistura estiver bem homogênea vertemos o caldo de legumes, enchendo até os arrebites das assas. (asta los clavos em espanhol)
passamos para fogo alto, e deixamos ferver por pelo menos 15 minutos. É importante que, a esta altura, a paella esteja toda fervendo por igual. Não deve ser mexida a mistura, o caldo trabalha por si só. A continuação colocar o arroz (cru) em cruz, em toda a extensão da paella, e esperamos ficar pronto, de preferência um pouco durinho.
3ª etapa (finalização)
Quando o arroz estiver ficando pronto, é hora de começar a desenhar a paella, enfeitando com os pimentões e salsinha crua bem picada,etc. Espalhar algumas rodelas de limão, desligar o fogo, e cobrir a paella com alguns galhos de alecrim ou tomilho e abafar com papel absorvente, tipo jornal, esperar uns 15 minutos, e servir.
Pode esperar até meia hora para servir, bom proveito.