Risotto Papa Leone
RECEITA (rende 4 porções)
Risotto:
Guarnição:
Decoração:
MODO DE PREPARO:
Parte 1:
Cortar em julienne média a cebola, salgar e deixar em um recipiente, mexendo de tanto em tanto por cerca de 1h deixando assim perder parte da água. Espremer para secá-la sem deteriorá-la, temperar com a noz moscada ralada e repassar na farinha de trigo retirando o excesso e deixando-a bem solta. Neste ponto teremos o óleo de soja já pronto na temperatura de fritura em uma frigideira funda; vamos imergir a cebola delicadamente e fritar até obter uma cor dourada e crocante. Retirar do óleo com uma “aranha” e acomodar em cima de papel absorvente para deixá-la bem seca e reservar.
Parte 2:
Cortar a carne do filé mignon em cubos de 3x3cm, salgar e temperar com a pimenta do reino moída na hora, polvilhar com a farinha e repassar em uma frigideira capiente e já em alta temperatura onde previamente teremos derretido a manteiga, juntado o alecrim e os dentes de alho. Brasear os cubos de carne de todos os lados para bem sela-lo. Glasear com o vinho tinto e deixar evapora-lo. Acrescentar o caldo de carne e a demî gláce e levar a carne ao cozimento sem deixá-la passar do ponto. Retirar o alho e o alecrim e reduzir o caldo proporcional a um ensopado pouco mais denso. Reservar no calor.
Parte 3:
Preparar o risoto em uma panela capiente de aproximadamente 30cm de diâmetro e 20cm de altura; derreter a manteiga e deixar suar a cebola picada finamente, acrescentar as folhas de louro e o arroz. Deixar “brilhar” o arroz até pegar uma coloração perolada, deglacear com vinho branco e deixar evaporar mexendo sempre com uma colher de pau acrescentar o caldo de carne e continuar mexendo a ¾ de cozimento. Na finalização acrescentar o gorgonzola e levar a ponto de cozimento al dente, retirar do fogo e adicionar parmesão e a parte da manteiga fria e mexer energicamente para a técnica da manteigatura e deixá-lo bem cremoso.
Parte 4: Montagem do prato.
Em um prato largo e fundo despor o risoto deixando um pequeno vão no meio onde será depositado os cubos de carne bem quente e bem úmida do próprio sugo de cozimento. Finalizar com generosos tufos de cebola dourada dando altura e elegância ao seu prato. Dar um giro em volta do Risotto com a redução de aceto balsâmico para dar uma cor escurecida e um contraste de acidez ao prato.
Buon Appetito.
Chefe Bruno Marasco – Da Carmine