Os segredos da culinária do Agreste e do Sertão pernambucano foram os primeiros a serem desvendados por César Santos. Ao lado da mãe, dona Edelvita César, ele mexeu muita massa de bolo quando criança, no bairro de Casa Amarela, bairro popular do Recife, onde nasceu. Na adolescência, passou a morar com a sua irmã Edineide e o cunhado Alcino, no bairro da Ribeira, em Olinda.
Foi na Cidade Patrimônio da Humanidade que o chef, aos 23 anos, começou a colocar em prática todos os ensinamentos adquiridos nos vários cursos feitos no SENAC e que, somados a sua bagagem autodidata, se revelou para o mundo como um nome forte da gastronomia pernambucana, assinando receitas consagradas, técnicas apuradas e universais.
O restaurante Oficina do Sabor veio em 1992, mas como consequência de um trabalho desenvolvido com a ajuda das irmãs Edneide e Gracinha, na década de 1980. O trio iniciou um pequeno negócio de comida congelada, que em seguida se transformou em um serviço mais elaborado, desenvolvendo eventos e banquetes no Estado. Atento às oportunidades, apostou em concentrar os seus esforços em um restaurante. Desde então, há 25 anos o seu tempero tem endereço fixo, no bairro do Amparo, em Olinda. Ao longo de sua carreira, César desenvolveu um estilo particular de recriar pratos com base em ingredientes bem conhecidos dos nordestinos, transformando-se no grande embaixador da gastronomia pernambucana.