Catarinense e descendente de italianos, Francisco Ansiliero chegou à capital federal em 1988, transferido de Rondônia, onde trabalhava no extinto Ministério do Interior. Pouco tempo depois, deixou o serviço público para abraçar sua verdadeira vocação: a gastronomia. Com o tino comercial apurado, Francisco inaugurou seu primeiro restaurante em 22 de julho de 1988, na 402 Sul. “Na época fiz uma avaliação da realidade gastronômica da cidade e percebi que não tinham opções de restaurantes que oferecessem bacalhau e picanha de qualidade a preços mais baratos”, lembra Ansiliero.
Ao longo dos anos, o pequeno restaurante cresceu, se firmou, e hoje conta com uma rede de quatro casas. Atualmente, o nome Dom Francisco é uma grife da alta gastronomia de Brasília e figura nos roteiros gastronômicos locais e nacionais. Ao longo de sua trajetória, as casas conquistaram clientes fiéis, aliando tradição e modernidade. Os cardápios oferecem pratos elaborados e saborosos ao lado de uma bela carta de vinhos, diversas vezes premiada por publicações nacionais. A picanha e o bacalhau são ícones consagrados, além da incomparável farofa de ovos e as deliciosas sobremesas.
A tradição, no entanto, não está apenas nos pratos e na excelência no atendimento ao cliente. A paixão do chef pela cozinha também é uma aptidão da filha Giuliana, que tinha só 14 anos quando a casa da 402 Sul foi inaugurada. Hoje, aos 38 anos, a filha Giuliana Ansiliero conta com a experiência de 24 anos na rede, e dirige o Dom Francisco do ParkShopping e da 402 Sul – o primeiro da rede, retomado em novembro de 2007 pela família Ansiliero.
Em 2010, o Dom Francisco ganhou da vinícola espanhola Marqués de Tomares, rótulo especial em homenagem aos 22 anos da rede. O vinho, Crianza privado, 100% Tempranillo, é vendido somente nas casas. Inaugurada em 1988, trata-se da primeira casa do grupo Dom Francisco. Foi responsável por levar a gastronomia da capital federal a um novo patamar. A diversidade dos azeites, o aceto balsâmico, o café espresso e as fartas porções de salada formam um conjunto que até hoje dão cores únicas a este emblemático e tradicional restaurante da cidade. A casa foi completamente remodelada em dezembro de 2007 e, hoje, continua sendo referência tanto pelo cardápio, como pela decoração e elegância de seu ambiente. Pelo site do grupo, o cliente pode fazer uma visita “virtual” pelos espaços do restaurante, assim como conhecer o cardápio da casa.