Mar de Filipa

2025

Fernando de Noronha

PE

Mar de Filipa

Nhoque de banana da terra, molho de manjericão, camarão, polvo, cavala em cubos, tomate confit, brotos da horta, manteiga de ervas e flores comestíveis

 

RECEITA:

Ingredientes:

  • 100 g de banana da terra 
  • 250 g de camarão, polvo, cavala em cubos  20 g de tomate confit 
  • 10 ml de Manteiga de garrafa 
  • Maço de manjericão 
  • Brotos da horta 
  • (Flores comestíveis) 
  • 5 g de sal 
  • 5 g de pimenta do reino 
  • 10 ml de azeite 
  • 50 g de trigo 
  • 10 ml de leite integral 

Modo de preparo  

Nhoque  

1. Prepare a massa: em uma panela grande, coloque a banana-da-terra, e  mexa. Junte, aos poucos, a farinha de trigo e misture até ficar homogêneo.  Leve ao fogo médio e cozinhe por 3 minutos, ou até desgrudar do fundo da  panela. Retire fogo e espere esfriar.  

2. Modele e coloque para cozinhar em água fervente, flutuou, escorre.  

3. Após escorrer, leve a uma frigideira com manteiga de garrafa e alho até  dourar e reserve.  

Molho  

1. Coloque a água fervendo com as folhas de manjericão e reserve as folhas,  em seguida prepare um molho bechamel, adicione manteiga, sal e pimenta  do reino.  

Frutos do Mar  

1. Marinar os frutos do mar no azeite de ervas, sal e pimenta do reino.  2. Confit os tomates em azeite, alho e manjericão, reserve.  

3. Finalize com os brotos produzidos na horta Zé Maria. 

 

Descubra outras cerâmicas: