Nascida em Belo Horizonte, embora com fortes raízes no interior mineiro, Rachel Palhares Ferreira, desde a infância, frequentava a casa das avós onde pôde conhecer o tempero do norte mineiro e desfrutar o universo mágico que uma cozinha de confeiteiro pode oferecer.
Ela sempre preferiu as panelas às bonecas e não havia dúvidas, ali, estava sendo traçado o seu destino. Seguindo o fluxo natural, em 2001, resolveu transformar paixão em profissão: ingressou na faculdade de Nutrição e, ao longo do tempo, permeou o mercado da alimentação coordenando restaurantes e cozinhas industriais de sua cidade.
Em 2006, projetou aperfeiçoar seus conhecimentos na faculdade de Gastronomia onde aprendeu a transformar alimento em arte. Cursou também MBA em Marketing e, a partir de 2008, Rachel experimentou outro tipo de trabalho: tornou-se então especialista em eventos corporativos e culturais, onde também conseguiu aplicar seus conhecimentos sobre alimentos e bebidas.
Nos últimos anos, a chef Rachel se dedica principalmente ao restaurante, e, eventualmente ministra aulas de gastronomia, já foi professora no curso de gastronomia da FUNORTE (Faculdades Unidas do Norte de Minas) em Montes Claros. Também participa de feiras de turismo e gastronomia, muitas vezes representando a cultura gastronômica de Minas Gerais.
Em 2023 a chef Rachel Palhares ganhou o Troféu Dona Lucinha no evento Made in Minas Gerais 2023, realizado em Belo Horizonte. Também participa de feiras de turismo, muitas vezes representando a cultura gastronômica de Minas Gerais.