Restaurantes sombra

Restaurantes

busca de restaurantes

Patuscada

BELO HORIZONTE - MG

O chef Clóvis Viana assina o cardápio, que oferece massas, carnes e risotos. Do salão, observa-se a cozinha aberta. A elegante decoração dá ao ambiente um charme envolvente e aconchegante, bastante convidativo e tentador. Nasce em 25/03/2002 um point ícone do circuito gastronômico de Belo Horizonte. Com vocês o Restaurante Patuscada! Bom apetite!

O nome do restaurante é uma expressão portuguesa que significa "encontro de amigos para comer e beber bem". Especializado na culinária internacional, se destaca por adicionar todos os temperos que agradam ao paladar dos brasileiros sem perder as características originais.

Uma das mais saborosas de Belo Horizonte, aos sábados, a feijoada do Patuscada recebe um grande número de clientes, adeptos da deliciosa iguaria nacional. E não é só isso. O excelente ambiente do restaurante ainda conta com a companhia dos mestres da MPB, interpretados pelo violonista Basti de Mattos.

A localização é mais um fator de destaque. O Patuscada segue a receita de um dos maiores sucessos que a cidade já viu - o Bernardinho, Bernardão - na confluência da rua Bernardo Guimarães com avenida Bernardo Monteiro. Um bar que se tornou famoso nos anos 80. Neste local que dispensa maiores apresentações, o Patuscada reúne todos os elementos de um botequim ideal, com mesas na calçada e boa música. Some-se a isto uma feijoada pra lá de especial e um cardápio recheado de excelentes pratos.

Hoje o Patuscada é administrado, sob conselho do Chef Clóvis, pelos filhos, Diego Viana e Suellen Viana, que além de cuidarem de toda a parte administrativa ainda se revesam na cozinha do restaurante. Diego é Engenheiro de Produção e Suellen é Nutricionista. Ambos pretendem iniciar o curso de Gastronomia no ano que vem para aumentarem ainda mais seus conhecimentos. A intenção é continuar o excelente trabalho realizado pelo Chef Clóvis ao longo dos últimos 13 anos, e trazer melhorias à fiel clientela do Patuscada.

 


Sobre o chef Clóvis Viana

  

   

 

Aos 17 anos, meio a contra gosto, o chef Clóvis Viana iniciou sua carreira de sucesso na gastronomia. Filho de Aristides Viana, chef durante anos no hotel Del Rey, Clóvis via o chef sendo chamado ao salão, recebendo cumprimentos e aplausos e aquilo lhe despertava para a culinária. Em 1981, foi ser ajudante no Café Ideal, um dos primeiros restaurantes da cidade a praticar nouvelle cuisine, importando chefs de renome como Sérgio Lanoix e capacitando mão-de-obra local.

Após dois anos, Clóvis Viana assumiu o cardápio do Café Ideal, se destacando por ser o único chef de cozinha fora do eixo São Paulo - Rio de Janeiro a ser classificado com três estrelas no guia quatro rodas. Em 1992 abriu o restaurante L' Hermitage, foi dono do Amici Miei e em 2002 inaugurou o Patuscada, voltado para a cozinha internacional.

Clóvis Viana faz parte de uma família de chefs de sucesso, começando por seu pai, Aristides Viana, os irmãos Laércio e Robson Viana e os sobrinhos, Hermon e Rafael Viana que são a terceira geração de chefs da família.

Testemunha da profunda mudança de comportamento social que passa pela valorização da culinária enquanto fenômeno cultural, o chef recorda do preconceito que havia e observa "o mundo despertou para culinária, o cliente quer saber qual o ingrediente, de onde vem, é mais exigente" e arremata "gastronomia hoje é cultura".  

listar todos proximo restaurante restaurante anterior

Responsável: Clovis Viana
Telefone: (31) 3213-9296
Horário: Segunda a Domingo - almoço a partir de 11:30 e Jantares exclusivos para eventos mediante consulta pelo telefone.

Endereço: Av. Bernardo Monteiro, 1548 - Funcionários, Belo horizonte/MG
Especialidade: Cozinha Internacional

http://www.patuscada.com.br patuscada@patuscada.com.br