Restaurantes sombra

Restaurantes

busca de restaurantes

Oficina do Sabor

OLINDA - PE

Os segredos da culinária do Agreste e do Sertão pernambucano foram os primeiros a serem desvendados por César Santos. Ao lado da mãe, dona Edelvita César, ele mexeu muita massa de bolo quando criança, no bairro de Casa Amarela, bairro popular do Recife, onde nasceu. Na adolescência, passou a morar com a sua irmã Edineide e o cunhado Alcino, no bairro da Ribeira, em Olinda.
Foi na Cidade Patrimônio da Humanidade que o chef, aos 23 anos, começou a colocar em prática todos os ensinamentos adquiridos nos vários cursos feitos no SENAC e que, somados a sua bagagem autodidata, se revelou para o mundo como um nome forte da gastronomia pernambucana, assinando receitas consagradas, técnicas apuradas e universais.
 
O restaurante Oficina do Sabor veio em 1992, mas como consequência de um trabalho desenvolvido com a ajuda das irmãs Edneide e Gracinha, na década de 1980. O trio iniciou um pequeno negócio de comida congelada, que em seguida se transformou em um serviço mais elaborado, desenvolvendo eventos e banquetes no Estado. Atento às oportunidades, apostou em concentrar os seus esforços em um restaurante. Desde então, há 23 anos o seu tempero tem endereço fixo, no bairro do Amparo, em Olinda. Ao longo de sua carreira, César desenvolveu um estilo particular de recriar pratos com base em ingredientes bem conhecidos dos nordestinos.
O jerimum, o queijo coalho, a carne de sol, o charque e a macaxeira foram vistos com outros olhos e ganharam novos sabores. Sua larga experiência com as panelas e a criatividade aguçada, capaz de envolver todos os sentidos de quem prova os seus pratos, o ajudou a descobrir novas possibilidades para a culinária tradicional, transformando-o no grande embaixador da gastronomia pernambucana. 
O nome do chef César Santos ganhou ainda mais projeção quando o Oficina do Sabor passou a fazer parte da Associação dos Pratos da Boa Lembrança, ao lado de outros restaurantes que primam pela excelência e promovem a diversidade e peculiaridades regionais do País. César também passou pela presidência da associação, cargo que exerceu até 2010. Pelo mundo, o empenho do chef em divulgar a cultura local o levou a representar o Estado e o Brasil em países como França, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Emirados Árabes, Itália e Portugal. Como embaixador da gastronomia pernambucana, ainda levou o seu tempero para grandes eventos, como a Semana Gastronômica Brasileira em Lisboa e a 1ª Semana Gastronômica do Brasil em Dubai. O reconhecimento internacional se firmou em publicações no New York Times e revistas europeias. Hoje, depois de pouco mais de duas décadas, o chef e a sua casa são consagrados como o melhor restaurante contemporâneo de comida regional em Pernambuco, referência de qualidade pelo Brasil afora.
 
 

  

 
Localizado em um charmoso casarão na Cidade Alta, em Olinda, o salão principal do Oficina do
Sabor é o espaço mais disputado entre os clientes. O motivo da concorrência pelo local é a
deslumbrante vista que se tem para a capital pernambucana e as igrejas seculares que
circundam o Sítio Histórico da cidade que hospeda o restaurante. Roteiro certo para os que
vão conhecer a cidade-alta, a casa, que tem capacidade para 120 pessoas, é uma viagem
inesquecível pelas cores, sabores e aromas das combinações precisas e deliciosas
do chef César Santos.
 
Premiações
 
1996, 1997, 1998 – Melhor chef pela Veja Comer e Beber Recife
1998 e 1999 – Classificou-se entre os 12 finalistas do Prêmio Nestlé Toque D'Or.
1999 – Primeiro lugar na edição nacional do Chef Talento Sadia.
1997 a 2015 – O Oficina do Sabor foi premiado pelo Guia Quatro Rodas na categoria
Restaurante Brasileiro.
2010 – César e o restaurante Oficina do Sabor são contemplados pela décima vez consecutiva
no Prêmio Veja Comer e Beber.
2010 – César ganha a votação de Melhor Capa da edição da revista Prazeres da Mesa – Ao Vivo Recife, com o prato Três Purês Arretados de Bom e Canela de Cabrito.
2011 – O Oficina do Sabor é premiado como Melhor Restaurante de Cozinha Brasileira no Melhores do Ano Prazeres da Mesa.
2012 – O Oficina do Sabor foi eleito na categoria regional, como o Melhor Restaurante, de acordo com o júri da revista Veja Recife Comer e Beber 2012/2013.
2013 – O Oficina do Sabor foi eleito na categoria nacional, como o Melhor Restaurante de Cozinha Brasileira pela Prazeres da Mesa.
2014 – O Oficina do Sabor foi eleito na categoria Brasileiro/Regional, como o Melhor Restaurante e o chef César Santos foi eleito Personalidade Gastronômica na premiação Melhores do Ano Prazeres da Mesa e recebeu o título de Embaixador da Gastronomia Brasileira pelo Prêmio Dólmã
2015 – O Oficina do Sabor foi eleito na categoria Brasileiro/regional, como o Melhor Restaurante, de acordo com o júri da revista Veja Recife Comer e Beber 2015/2016.

 

Sobre o chef César Santos

 

  

 

César Santos ocupa, hoje, lugar de destaque no cenário da gastronomia nacional e internacional. A originalidade das suas criações culinárias, o seu talento e a sua simpatia, o consagram como um dos melhores chefs do Brasil. São mais de dez anos de estória feita com muito trabalho e dedicação. César iniciou sua carreira aos 23 anos, como aluno do curso de hotelaria. Simultaneamente, começou a trabalhar em bares e restaurantes como segundo chef, mas logo passou a atuar com um serviço de buffet próprio, oferecendo jantares a domicílio.

O restaurante Oficina do Sabor surgiu pequeno, em 1992, mas surpreendeu a todos os paladares com suas receitas exóticas que trouxeram novos sabores para a culinária pernambucana. O segredo foi no mínimo inovador: a mescla de frutos do mar com frutas e ervas. Devido à criatividade da sua cozinha, a casa faz parte hoje da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, sendo parada obrigatória de visitantes que chegam à cidade.

Graças ao seu talento, César já conquistou diversos prêmios como um dos melhores chefs da cozinha brasileira. Entre eles, o Recife Sabor, promovido pela ABRASEL - PE por três anos consecutivos: 1996, 1997 e 1998. Em 98 e 99 se classificou entre os 12 finalistas do Nestlé Toque D'or. Ainda em 99, ganhou destaque entre os principais concorrentes do Chef Talento Sadia, edição nacional, obtendo o primeiro lugar.

César também participou de diversos festivais gastronômicos, em várias partes do mundo. Em 2002, representou a região no badalado Macarrão Fashion Gourmet, em São Paulo, evento que reuniu dez dos melhores chefs do Brasil. Além disso, levou a cozinha brasileira ao Oriente e Ocidente, realizado em setembro do ano passado, na Itália. Não é à toa que a Revista Veja elegeu, no ano passado, o Oficina do Sabor como o segundo melhor restaurante de Pernambuco e a melhor casa regional do Estado. Atualmente, César é diretor de alimentos da ABRASEL - PE; diretor da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança nas regiões Norte e Nordeste e, ainda, Diretor no Norte/Nordeste da Associação Brasileira da Alta Gastronomia (Abaga).

 

 

 

listar todos proximo restaurante restaurante anterior

Responsável: César Santos
Telefone: (81) 3429-3331
Endereço: Rua Amparo, 335 - Amparo, Olinda/PE
Especialidade: Regional Pernambucana

http://www.oficinadosabor.com restaurante@oficinadosabor.com