Restaurantes sombra

Restaurantes

busca de restaurantes

Margutta

RIO DE JANEIRO - RJ

Fazer peixe com respeito, sensibilidade e sabor. Este trunfo tão difícil de encontrar por aí é uma das qualidades culinárias de Paolo Neroni, um especialista no preparo das coisas do mar, sejam peixes ou crustáceos. Seus pratos falam de uma escola mediterrânea de cozinha e, por isso mesmo, poder-se-ia pensar que Margutta quer dizer gosto do mar ou gota do mar. Mas não foi bem esta a inspiração.

Margutta é nome de uma rua em Roma famosa por suas galerias de arte, pelos artistas que a frequentam. Fellini inclusive morou por lá. Pois o Margutta carioca é também um ponto de artistas, só que voltado para a arte culinária. Seus donos, o casal Conceição e Paolo Neroni, preparam com carinho belas refeições, onde predomina o frescor dos produtos, realçados por sutis temperos.

Pratos de natureza solar. Paolo nasceu em Acqua Viva, na pequena cidade de San Benedetto del Tronto, na região italiana de Marche (lá fica um dos portos pesqueiros mais importantes do Adriático). Seu pai cozinhava, seu irmão também e, como diz Paolo, "cozinhar é minha paixão. Se eu não cozinhar, vou fazer o quê?".

Freqüentou a Escola de Hotelaria de San Benedetto, trabalhou em restaurantes, acabou vindo ao Brasil em 1981, onde conheceu Conceição e aqui ficou. Desde então, a maneira com que lida com os robalos, chernes, linguados e tantos outros seres marinhos tem encantado a vasta clientela.

Margutta surgiu a 18 de agosto de 1994, uma casa bonita de dois andares, de decoração discreta. Por fora o tom salmão, por dentro matizes neutras, deixando palco livre para o colorido das réplicas de Rafael e Leonardo da Vinci que enfeitam as paredes e, principalmente, para toda a vida que flui das comidas circulando pelo ambiente.

A carta de vinhos segue a filosofia de preços razoáveis e, como enfatizam Paolo Neroni e seu sous-chef Francisco Lucieudes, o importante é o cliente não ter pressa, pois as comidas são preparadas na hora e é fundamental gozá-las na plenitude. Sorrindo, Paolo Neroni completa: "Nós é que temos que ter pressa, para bem atender a todos."  

Sobre Paolo e Conceição Neroni 

Nascido em uma família de cozinheiros italianos, o chef Paolo Neroni formou-se em hotelaria pela escola de San Benedetto del Tronto, sua cidade natal na região de Marche, região da Itália central localizada entre o mar Adriático, a Emilia-Romagna, a República de San Marino, a Toscana, a Umbria, o Lazio e Abruzzo. Seu gosto pela culinária surgiu ao acompanhar o trabalho do próprio pai, Quirino Neroni, na cozinha, que o estimulava a usar toda a sua criatividade para preparar novas receitas. Chegou ao Brasil em 1982, depois de trabalhar em restaurantes e salões europeus. Em 1985 casou-se com a capixaba Conceição Ghezzi Neroni, e juntos, em 1994, inauguraram o sofisticado e festejado restaurante Margutta, em Ipanema, freqüentado por artistas, políticos e socialites do Rio de Janeiro. 

Natural da cidade de Apiacá, no Espírito Santo, Conceição Neroni comanda o seu restaurante Margutta, em Ipanema , com muita dedicação. O resultado de tudo isso são os prêmios de gastronomia que o restaurante acabou de ganhar em veículos de renome como a rvista Rio Show, do jornal O GLOBO e da Veja RJ. 

Conseguir impor um estilo gastronômico regional ao lado da sofisticada cozinha italiana é coisa para poucos e bons. E fazer com que esse estilo seja incorporado por formadores de opinião e nomes de pessoa da área da gastronomia é um feito ainda mais louvável. É exatamente esse status, que a capixaba Conceição Ghezzi Neroni alcançou ao introduzir ao lado do marido, o chef italiano Paolo Neroni , com o seu restaurante Margutta, um dos melhores endereços gastronômicos do Rio de Janeiro.

Conceição foi criada em Apiacá, no Espírito Santo, nos melhores moldes da tradicional educação italiana da família Ghezzi. Seu gosto pela culinária surgiu ao acompanhar o trabalho do pai e de sua na cozinha, onde aprendeu a observar como tão criativa pode ser o preparo de novas receitas. Aos 12 anos, já trabalhava no ramo do comércio de alimentos,a o lado da  e. 

Em 1985, já no Rio de Janeiro, casou-se com Paolo Neroni, que chegou em 81 ao Brasil. O destino uniu a bela capixaba com o chef nascido em uma família de cozinheiros italianos, da região de Marche –região da Itália central localizada entre o Mar Adriático, a Emília-Romagna, a República de San Marino, a Toscana, a UngriaLazio e Abruzzo.

Hoje, além de possuírem dois belos filhos homens, o casal consegue unir o aroma capixaba do mar com a brisa fresca do Adriático, na Itália. Como? Resposta: com o sucesso do restaurante Margutta, considerado um dos melhores endereços gastronômicos do Rio de Janeiro. O restaurante foi criado no ano de 1994, fica em Ipanema e foi batizado com o nome da rua, em Roma, onde morou Frederico Fellini. Pelo sofisticado Margutta passam artistas, políticos, socialites que são recebidos por Conceição. Com sua beleza e simpatia natural, ela conduz com refinamento todos que chegam ao festejado restaurante, onde as massas casam-se com camarões, mexilhões, ervas aromáticas, óleo de oliva e aceto balsâmico completam o festival de aromas que dá as boas-vindas aos visitantes do Margutta.

Após anos de experiência e de suas inúmeras viagem ao exterior a empresária percebeu o potencial da união da culinária brasileira e internacional. O faro, o know-how e o bom gosto de Conceição levaram-na compreender esta afinidade gastronômica com os novos rumos da culinária brasileira. Conceição é autêntica, despojada e reflete – com orgulho –o ecletismo e sofisticação do nosso caldeirão cultural verde- e-amarelo. Apiacá, o Rio de Janeiro e a Itália agradecem e aplaudem o estilo Conceição Ghezzi Neroni de ser.

listar todos proximo restaurante restaurante anterior

Responsável: Paolo e Conceição Neroni
Telefone: (21) 2259-3887
Horário: 3ª a 6ª ALMOÇO - das 12:00 as 16:00 JANTAR - das 19:00 as 0:00 ESTABELECIMENTO FECHADO DAS 16:00 AS 19:00 | SÁBADO, DOMINGO E FERIADO ALMOÇO/JANTAR - das 12:00 as 0:00

Endereço: Av. Henrique Dumont, 62 - Ipanema, Rio de janeiro/RJ
Especialidade: Peixes e frutos-do-mar

http://www.margutta.com.br administracao@margutta.com.br