Restaurantes sombra

Restaurantes

busca de restaurantes

Akuaba

MACEIÓ - AL

 

O Akuaba é um restaurante que busca inspiração temática na Bahia para produzir seus pratos e apresentar sua arquitetura aos clientes.

Esmiuçando a cozinha baiana, podemos dizer que é umas das mais diversificadas e ricas do mundo. De origem mesclada entre o afro, o português e o indígena, a comida típica é atrativa aos olhos, oferece aromas inconfundíveis e possui sabores característicos.


A história se iniciou a partir do momento que os proprietários levavam como hobby a paixão pelas suas raízes na preparação de almoços e jantares para amigos mais próximos. Através da boa aceitação dos clientes que degustavam e se encantavam com aquela novidade culinária, surgiu em 1994, além da percepção de mercado para esse tipo de gastronomia na região, a ideia de montar um restaurante típico.

 

O nome “AKUABA” foi inspirado no dialeto africano Yorubá (significa “seja bem-vindo”) e deseja traduzir os sabores da culinária baiana e as fortes raízes africanas. O restaurante começou então a funcionar ainda na própria residência dos donos na praia de Guaxuma, comandado pela chef Vera Moreira, e durou cerca de 3 anos nesse mesmo local.

 

No inicio de 1997, os proprietários começaram a notar que o espaço ficou limitado diante do constante aumento da procura dos clientes pelo restaurante. Sempre procurando oferecer instalações melhores, o Akuaba mudou-se do bairro de Guaxuma para Stella Maris (local costumeiramente conhecido por ter uma boa concentração de bares e restaurantes na redondeza).

Com o passar dos anos, foi melhorando ainda mais a infra-estrutura e contratando colaboradores capacitados para continuar prestando um padrão no serviço que satisfizesse as exigências dos clientes.

Entre os anos de 2002 e 2005, houve a compra de uma das casas vizinha ao restaurante com a finalidade de ampliar o espaço físico proporcionando melhor atendimento e conforto aos frequentadores, assim como, de prospectar novos clientes.

Em 2010, surge o Espaço Gourmet Vera Moreira. Espaço este anexado ao restaurante Akuaba que passa a ser uma nova proposta de cozinha gourmet comandada pelo chef Jonatas Moreira trazendo uma mistura de influências culturais (Brasil e França) para agradar o paladar dos apreciadores da alta gastronomia. Nascido na Bahia, crescido em Alagoas e formado em gastronomia no renomado instituto Paul Bocuse, em Lyon, na França, o chef relata que são essas as três regiões as quais compõem suas raízes. Passou então a aprofundar seu conhecimento e mesclar ingredientes locais com técnicas contemporâneas (o horário de funcionamento do espaço é das terças as sextas no almoço e de quinta a sábado o jantar).

Atualmente, a figura do chef Jonatas Moreira representa o Akuaba a nível nacional com a sua participação em eventos tidos como referência na área gastronômica.

 

 

No tocante à área administrativa, o restaurante possui algumas responsabilidades como: programas de qualidade, pesquisa de satisfação do cliente, avaliação criteriosa dos seus fornecedores, engajamento com projetos sociais, pesquisa de clima organizacional, entre outras atividades que torna diferenciada a sua gestão.

Nos anos de 2010/2011 e 2013/2014, o restaurante foi considerado pela Veja Maceió como melhor cozinha de peixes e frutos do mar. Em 2013/2014, o chef Jonatas Moreira vestiu pela primeira vez a faixa de Chef do Ano por seu trabalho à frente do Espaço Vera Moreira e do Akuaba. Além disso, no ano de 2012/2013, Jonatas foi finalista na categoria Chef Revelação do ano pela revista Prazeres da Mesa.

No que diz respeito aos prêmios voltados para a gestão, o restaurante já conquistou o Prêmio Estadual da Qualidade nas faixas Bronze (2008) e Prata (2014), rumo ao Ouro no ano de 2016. Prêmio este organizado pelo Movimento Alagoas Competitivo, Movimento Brasil Competitivo e Fundação Nacional da Qualidade.

Além do Prêmio Estadual da Qualidade, o restaurante contempla o Programa de Alimento Seguro e o Prêmio Qualidade Alagoa Micro e Pequena Empresa. 

No ano de 2007, foi certificado na ISO 9001:2008 referente a gestão de processos e na ISO 22000:2006 relacionada a segurança alimentar, sendo o Akuaba, o 1º restaurante do Brasil a obter esse selo de qualidade.

listar todos proximo restaurante

Responsável: Jonatas Moreira
Telefone: (82) 3325-6199
Horário: Das 11h até o último cliente.

Endereço: Rua Ferroviário Manoel Gonçalves Filho, nº - 6, - Mangabeiras, Maceió/AL
Especialidade: Afro-brasileira

http://www.akuaba.com.br akuaba@akuaba.com.br