Restaurantes sombra

Restaurantes

busca de restaurantes

Ostradamus

FLORIANÓPOLIS - SC

 

A Freguesia do Ribeirão, localizada no sul da Ilha de Santa Catarina, é considerada uma vila encantadora, reunindo a beleza natural com a arquitetura típica, herança da colonização açoriana.

É justamente neste cenário que começa a história do Restaurante Ostradamus. O estabelecimento começou em uma singela oficina de funilaria e pintura de automóveis na região. Em 1997, Jaime José de Barcelos, resolveu transformar a oficina em uma lanchonete para explorar o bom fluxo de turistas nas temporadas de verão, oferecendo sorvetes, caldo de cana, água de coco e cachorro quente. A partir disso, aconteceu que os turistas e moradores do centro começaram a pedir para que o mesmo acrescentasse ostras ao singelo cardápio. Jaime, que já trabalhava com a esposa e com a avó, foi ampliando a lanchonete a partir da meia água da antiga construção. Em sua caminhada, o empresário também precisou superar alguns desafios para conquistar espaço no setor gastronômico. O primeiro desafio enfrentado foi a localização. Outro desafio estava diretamente relacionado com a qualidade das ostras produzidas na região.

O Ostradamus também possui cultivo próprio e lança mão das mais modernas tecnologias de cultivo, garantindo o controle da produção que se inicia com a aquisição das sementes junto a laboratórios certificados e segue em todas as etapas de cultivo que possuem monitoramento e registro de todos os procedimentos.

A casa possui ambientes diferenciados que remetem seus clientes a uma viagem pelo mar. No salão principal dois níveis com cadeiras confortáveis e com vista magnífica para o mar. A decoração da casa mescla objetos típicos da comunidade do ribeirão, como peças entalhadas em madeira, lanternas de criação de ostras e várias expressões culturais. As mesas possuem tampos de vidro, cada uma com um tema expresso em objetos. Toda a decoração e instalação do restaurante mantêm traços da arquitetura tradicional da Freguesia do Ribeirão da Ilha. A casa mantém também em exposição, peças e expressões artísticas típicas da região, que podem ser adquiridas pelos clientes.

E ainda um exuberante trapiche, onde ao ar livre os clientes podem desfrutar da paisagem da baia sul da Ilha de Santa Catarina e do vôo das gaivotas. O trapiche é muito apropriado para happy hours ao pôr do sol, como também recebe clientes que optam pelo trajeto marítimo e destaca-se pelo visual náutico de sua “tripulação”, repleta de simpatia e disposta a proporcionar aos visitantes uma ótima viagem ao mar gastronômico que é oferecido em seu cardápio.

O ambiente descontraído da casa permite a execução de músicas selecionadas estilo lounge e outras com valores locais.
 

 

Sobre o Chef Jaime Barcelos

O Chef e proprietário Jaime José de Barcelos, natural de Florianópolis, nasceu em 09 de outubro de 1965. 

Morador da comunidade chamada freguesia do Ribeirão da Ilha, região sul de Florianópolis, Santa Catarina, reside até hoje no local que contribuiu para sua formação na área gastronômica e seu crescimento empresarial. Suas atividades na gastronomia começaram por um caminho nada convencional. Entre 1996 e 1997, resolveu finalizar sua oficina mecânica e a transformou em uma lanchonete que vendia caldo de cana, água de coco, sorvete e cachorro quente. No ano seguinte resolveu inovar e ampliar, aumentando o local e servindo as ostras que estavam no grande início de produção. Como o fluxo de clientes aumentava gradativamente, Jaime decidiu ampliar as delícias gastronômicas servidas em seu restaurante. Sem muita prática na confecção de pratos mais elaborados, começou a frequentar restaurantes do centro da cidade e feiras gastronômicas pelo Brasil. Uma grande inspiração do empresário foi ter como referências chefes locais, como Sônia Jendiroba, Zeca D’Acâmpora e Jonas Pacheco. 

Viagens gastronômicas para Portugal e Canadá foram importantes para formação do Chef Jaime que introduziu o Restaurante Ostradamus no movimento internacional. 

listar todos restaurante anterior

Responsável: Jaime José de Barcelos
Telefone: (48) 3337-5711
Horário: Terça a Sábado – 12:00 até 23:00 e Domingo – 12:00 até 17:00

Endereço: Rua Baldicero Filomeno, 7640 - Ribeirão da Ilha, Florianópolis/SC
Especialidade: Peixes e frutos-do-mar

http://www.ostradamus.com.br ostras@ostradamus.com.br