Restaurantes sombra

Restaurantes

busca de restaurantes

Empório Ravioli (ex-associado)

SÃO PAULO - SP

O chef Roberto Ravióli, do italianíssimo Empório Ravióli, tem uma paixão especial, a arquitetura e uma profissão de alma: a gastronomia. De família de cozinheiros, Roberto era um arquiteto bem sucedido até o Plano cruzado, quando a falta de projetos fez com que colocasse em prática o antigo sonho de abrir um restaurante.

Para confirmar o ditado que diz que todo italiano ao invés de sangue tem molho ao sugo nas veias, não deu outra, o seu Empório é um dos mais bem freqüentados restaurantes de São Paulo. Depois de tantas empreitadas, Ravióli escolheu o local perfeito.

A esquina da rua Fidêncio Ramos com a Ramos Batista, na Vila Olímpia, é um local de sucesso freqüentado por intelectuais, artistas e profissionais liberais. O sobrado é dividido em três ambientes: o salão principal, o terraço e um pequeno jardim interno. Com grandes portas abrindo para o terraço, o salão em U dispõe de mesas com toalhas brancas e cadeiras de madeira escura.

Um bar de 9 metros de comprimento feito de mármore branco com tampo de madeira permite que os clientes esperem por mesas, bem acomodados em bancos altos degustando antipastos e bebidas. Sobre esse balcão, quase mil garrafas vazias penduradas no teto em bouquets com iluminação que são entrelaçadas com trancas de alho

Na parte baixa do balcão, vitrines envidraçadas, exibem os logotipos das caixas de vinho. Para escolher os pratos do dia, é só olhar para a lousa pendurada na parede onde são escritos. Um jardim interno, contíguo ao salão, foi criado pelo paisagista Leo Lainado da Estufa. Na varanda, com ares futuristas, duas fileiras de mesas com cadeiras de alumínio.

Comandando uma cozinha bastante rica e criativa, com clara influência da região Toscana, na Itália, Roberto diz que prefere os clássicos reinventado com toques pessoais. É o caso do festival de polenta criado por ele, o ?Lê Polente?. Com sete receitas de molhos diferentes, Ravióli traz para o centro da mesa um prato que é tradicionalmente considerado uma entrada.

Sempre que pode, viaja e traz consigo novos perfumes e sabores de ingredientes e temperos que não se restringem à Itália. O cardápio do seu restaurante jamais é fixo. Para ele, renovar é fundamental. ?Não renovo para ganhar clientes, mas para mantê-los. O cliente vem pela comida, pelo tipo de restaurante, mas ele quer conhecer pratos novos. É como no futebol, por mais que você goste do elenco, de tempos em tempos, é preciso renova-lo, se não o time fica velho?, diz ele.

A renovação não acontece por acaso. Cada nova descoberta chega para ficar quando o cliente aprova.Além de cuidar do cardápio do seu restaurante, Ravióli cozinha para eventos. Suas participações vão desde a Fórmula 1 até shows como o de Luciano Pavarotti. Durante o grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil, Ravióli foi escolhido para montar o cardápio (uma autêntica mesa italiana) da Via Europa, revenda da Ferrari no Brasil, num jantar em homenagem a Rubinho Barrichelo e Michael Schumacker.

Recentemente, preparou, a pedido do amigo que conheceu na região da toscana, na Itália, Luciano Pavarotti, um jantar com o autêntico ravióli, uma das massas preferidas do tenor. 

listar todos proximo restaurante restaurante anterior

Responsável: Roberto Ravioli
Telefone: (11) 3846-2908
Endereço: Rua Fidencio Ramos, 18 - Vila Olimpia, São paulo/SP
Especialidade: Italiana

http://www.emporioravioli.com.br eravioli@terra.com.br