SOPA DE CHOCOLATE QUENTE COM MOUSSE DE BANANA

Restaurante: Carême Bistrô (ex-associado)


Ingredientes:

 

Biscuit:

100g de Ovos inteiros
60g de Açúcar
65g de Farinha de trigo
50g de Pistache, Nozes e Amêndoa

Calda de açúcar:

100ml de Água
50g de Açúcar
20ml de Rum

Sopa de chocolate:

125g de Leite
125g de Creme de leite
75g de Chocolate Callebault
20g de Chocolate ao leite
20g de Praliné
 

Mousse de banana:

100g de Bananas
200g de Creme de leite
60g de Açúcar
20g de Manteiga sem sal

Decoração:

04 Laranjinhas kinkan confite
08 Retângulos de chocolate 


Modo de Preparo:

 

Biscuit:

Bater os ovos até dobrar de volume, adicionar o açúcar e parar a batedeira. Peneirar a farinha e misturar com as nozes. Incorporar a farinha à mistura dos ovos e açúcar.
Espalhar a massa do biscuit sobre o tapete de silicone. Levar ao forno a 180°C durante aproximadamente 12 minutos.

Calda de açúcar:

Colocar o açúcar e a água numa panela, levar ao fogo, deixar ferver, abaixar o fogo e deixar reduzir 1/3. Adicionar o rum.

Sopa de chocolate:

Colocar numa panela o leite e o creme de leite, deixar ferver e retirar do fogo. Adicionar os chocolates picados e o praliné. Mexer bem até obter uma calda homogênea.

Mousse de banana:

Fatiar as bananas. Colocar o açúcar numa frigideira, levar ao fogo até ficar com tom de caramelo, acrescentar a manteiga e depois as fatias de banana. Deixar dourar e passá-las para um processador. Bater com 50 g de creme de leite até obter um purê bem liso. Bater o creme de leite em ponto de chantilly e incorporar delicadamente ao purê de bananas. Conservar na geladeira.

Montagem da Sobremesa:

Colocar o biscuit no fundo de um aro em inox, molhar com a calda de rum e completar com a mousse de banana. Reservar na geladeira.
No momento de servir centralizar a mousse de banana no prato fundo. Completar o fundo do prato, delicadamente, com a sopa de chocolate quente. Colocar a laranjinha confite sobre a mousse e decorar com os retângulos de chocolate. Servir imediatamente.