RAVIÓLI NERO DI SÉPPIA

Restaurante: Da Carmine


Ingredientes:

220 g de farinha
2 ovos caipira
sal
10 gramas de tinta de lula
Água necessária
(esta receita faz 300g de massa fresca. O suficiente para confeccionar raviólis para 4 pessoas)
 


Modo de Preparo:

Disponha a farinha e ao centro coloque os ovos, uma pitada de sal o e a tinta de lula e a água necessária. Misture bem com a ponta dos dedos até obter uma massa elásticae compacta. Cubra com guardanapo limpo e seco. Deixe descansar por 30 minutos. Depois de descansar a massa, amasse novamente com um rolo até abrir tiras sobre uma bancada com delicadeza até que a espessura fique homogênea. Distribua com uma colher o recheio no centro de cada espaço do ravióli. Com o dedo úmido de água, umedeça a massa o entorno do recheio. Cubra com outra folha de massa e faça uma pressão com a lateral das mãos, eliminando a presença do ar entre as folhas. Com um cortador faça os cortes no formato desejado e pressione as bordas para assegurar que estão bem unidas.


Recheio de cherne


400 g de carne de cherne sem espinhas
50 g de pão rústico ralado
1 cebola
2 ovos
100 ml de vinho branco seco
2 colheres de sobremesa de salsinha bem picada
azeite de oliva extra virgem
sal e pimenta do reino à gosto


Corte em pequenos cubos da carne do peixe e cozinhe no azeite aquecido com a cebola picadinha e a salsinha. Salgue e coloque a pimenta a gosto. Junte o vinho branco e reduza pela metade. Tire do fogo e em uma vasilha à parte misture os ovos, o pão ralado e deixe esfriar. Recheie.
Cozinhe por 5 minutos em água abundante previamente salgada. Escorra e cubra com o molho.


Para o molho


100 g de manteiga
5 folhas de sálvia fresca
Ao cozinhar os raviólis reserve um pouco da água do cozimento.
Em uma frigideira derreta a manteiga e cozinhe em fogo baixo as folhas de sálvia porminutos, junte a massa recém-cozinha, caso seja necessário adicione algumas colheres da água do cozimentoe prove o sal e a pimenta. Sirva imediatamente.