RAVIOLI COM OSTRAS DO SONHO

Restaurante: Bistrô d'Acampora (ex associado)


Ingredientes:

 

Massa:

200 gr de farinha de trigo
2 ovos
Farinha de trigo para polvilhar

Ostras:

24 ostras frescas "ostras do sonho"
100 gr. de manteiga
1 talo de alho porró (parte branca) em tirinhas
1 cebola de cabeça pequena picada
200 ml de vinho branco seco
200 ml de creme de leite fresco
Salsinha, sal, pimenta do reino à gosto

Molho de açafrão:

1 cebola de cabeça média picada
100 ml de vinho branco seco
200 ml de caldo de peixe
Caldo da ostras
Alçafrão da terra
Sal, pimenta à gosto  


Modo de Preparo:

 

Ostras:

Abra as ostras e reserve a água Coe toda a água em um pano fino Em uma panela aqueça 50 gr. de manteiga, junte a cebola e o alho porró, deixe-os em fogo brando até ficarem transparentes. Retire e reserve
Na mesma panela reduza o vinho a metade, junte o creme de leite fresco e reduza. Adicione 50gr. de manteiga e bata o molho até enveludar. Tempere com sal, pimenta e adicione as ostras, deixe cozinhar por 5 minutos, polvilhe a salsinha.
 

Molho:

Em uma panela coloque o vinho, a cebola de cabeça, a pimenta do reino e deixa reduzir a metade. Adicione o caldo de peixe e deixa no fogo por 3 minutos. Passe no processador e volte ao fogo. Acrescente o creme de leite fresco, a água das ostras e reduza a metade. Adicione o açafrão e a manteiga batendo até o molho ficar cremoso. Retire do fogo.

Finalização:

Cozinhe a massa em água abundante até ficar "al dente" Em um prato coloque o molho de açafrão e disponha de 3 a 4 círculos de massa sobre o molho, distribua as ostras sobre os círculos e cubra com mais 3 a 4 círculos, colocando para enfeitar um ramo de majericão.