RACLETTE DO AGRESTE

Restaurante: Chez Georges (ex-associado)


Ingredientes:

 

Histórico:

A Racelette é um dos pratos tradicionais da culinária alpina suíça, especificamente do Canton do Valais. Queijo do Vale de Bagnes derretido, se come acompanhado de batatas cozidas com casca e picles. Deliciava o paladar dos pastores das montanhas. 

Para a Reclette:

320 g De batata com casca
2 talos De alho poró
600 g De queijo coalho maturado
2 g De pimenta rosa
2 g De semente de coentro

Para o cordeiro:

400 g De pernil de cordeiro defumado fatiado

Para o molho mostarda:

2 dl. De creme de leite fresco
40 g De mostarda Dijon
40 g De picles de pepino picadinho
Misture todos os ingredientes e reserve

Para a decoração:

4 folhas de alface francesa
4 folhas de alface crespa
4 bouquês de ervas frescas 


Modo de Preparo:

 

Cozinhe as batatas com a casca em água temperada com sal, até ficarem ao dente. Corte em cubos e coloque em 4 travessas redondas (10cm de diametro). Numa panela com água, ponha o alho poró fatiado e dê uma leve fervura. Peneire e espalhe o alho poró por cima das batatas. Fatie o queijo coalho em fatias finas e arrume por cima das batatas, de forma que fique dentro das travessas. Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 10 minutos, até que fique bem dourado. Polvilhe com a pimenta rosa e as sementes de coentro amassadas por cima.
  

Montagem:

Enquanto a raclette está no forno, arrume as fatias de cordeiro na lateral de 4 pratos grandes, e cubra com o molho mostarda, deixando o espaço para colocar a travessa com a raclette. Na hora de servir coloque a travessa ao lado e sirva imediatamente. Decore com as folhas de alface e os bouquês de ervas.