MIL-FOLHAS COM FRUTAS DO BOSQUE

Restaurante: Taste-Vin


Ingredientes:

INGREDIENTES PARA CERCA DE 9 SOBREMESAS

Massa folhada de cerca de 25X30 cm, recém assada

900 g de creme de confeiteiro

Frutas frescas da estação, higienizadas, como morangos ou mirtilos ou amoras ou framboesas

Açúcar de confeiteiro

 

MASSA FOLHADA

1 Kg de farinha

500 ml de água

250 g de manteiga

22 g de sal

720 g de gradina para massa folhada

 

CRÈME PATISSIÈRE (CREME DE CONFEITEIRO)

250 ml de leite

Sementes de ½ fava de baunilha (ou 2 colheres de café de essência de baunilha)

2 gemas

50 g de açúcar

10 g de farinha

 5 g de maizena


Modo de Preparo:

MASSA FOLHADA - Bater os primeiros ingredientes por cerca de 3 minutos.    Fazer um retângulo com a massa e descansar na geladeira por 30 min. Abrir a massa.  Fazer com a gradina um retângulo de área igual a 2/3 da massa aberta e colocar sobre a massa. Dobrar 1/3 de massa sobre a gradina. Dobrar a parte exposta da gradina sobre o 1/3 da massa. Descansar na geladeira. Abrir de novo e dobrar (3). Abrir de novo e dobrar (4). Abrir de novo e dobrar (5).

Cortar um pedaço de massa e abrir bem finamente, até o tamanho de uma assadeira de cerca de 25X30 cm. Assar a massa coberta com papel alumínio, a 175 C, até bem dourada.

Deixar esfriar em grade.

 

CRÈME PATISSIÈRE (CREME DE CONFEITEIRO) -  Ferver o leite junto com a baunilha. Reservar. Bater as gemas e o açúcar até branquear. Acrescentar a farinha e a maizena até incorporar bem. Virar 1/3 do leite na preparação e bater. Voltar esta mistura à panela de leite em fogo brando, mexendo sempre, até ferver de novo. Desligar imediatamente. Retirar e guardar na geladeira.

 

Montagem - Aparar as bordas da massa. Cortar cerca de 27 retângulos de 7,5X3 cm. Colocar parte do creme em um saco de confeiteiro com bico fino. Sobre um retângulo, colocar creme e algumas frutinhas. Cobrir com outro retângulo, e colocar outra camada de frutas e creme. Cobrir com a terceira fatia. Polvilhar com açúcar de confeiteiro. Repetir esta operação para montar cada sobremesa. Servir.