MEXIDÃO ARRUMADO

Restaurante: Divina Gula


Ingredientes:

 

Lombo de porco 180 g
Sal a gosto
Limão 1colher de sopa
Pimenta do reino a gosto
Queijo minas ralado 150 g
Arroz cozido 200 g
Couve 150 g
Alho 4 dentes
Banha de porco 5 colheres de sopa.*
Feijão roxinho cozido** 200 g
Bacon sem pele 100 g
Lingüiça caseira 100 g
Ovo 2 unidades
Farinha 50 g
Cebola 2 unidades
Salsa e Cebolinha picadinha 1 molho
Banana da terra 2 unidades
Carne de sol. 180 g 


Modo de Preparo:

 

1. Cortar o lombo em cubos pequenos, temperar com o suco do limão, o sal, um dente de alho amassado e a pimenta moída na hora. Deixar marinar por 40 min mexendo depois de 20 min.
2. Cortar a couve bem fininha. Em uma frigideira esquentar duas colheres de sopa de banha de porco, colocar um dente de alho amassado e assim que dourar colocar a couve e em seguida o sal. Refogar e reservar.
3. Colocar a linguiça em uma caçarola, levar ao fogo adicionar água até cobrir-la. ferver ate secar a água, ficando somente a gordura que se desprendeu da linguiça. Abaixar o fogo para acabar de fritar a linguiça até ela ficar dourada. Deixar esfriar e cortar em cubos e reservar.
4. Em uma caçarola colocar o bacon, deixando fritar. Quando estiver quase dourado adicionar a linguiça . Depois de 1 minuto colocar o restante do alho, uma cebola em cubinhos. Assim que dourar juntar os ovos mexendo ate que se formem pedaços não muito pequenos. Adicionar o feijão cozido misturar tudo bem devagarzinho.
Misturar a farinha e acertar o sal.. Reserve
5. Colocar 3 colheres de sopa de banha de porco em uma panela, para fritar a banana virando para dourar por igual.
6. Esquentar a manteiga em uma frigideira para fritar a carne de sol em cubos, assim que dourar adicionar o restante da cebola mexendo sempre para que esta fique dourada.
7. Colocar o restante da banha de porco em uma frigideira adicionando o lombo assim que estiver quente. Abaixar o fogo e suar a carne bem devagar. Quando ela estiver dourada adicionar o resto da cebola . .

Montagem:

Untar uma forma redonda de 12 cm de diâmetro. Começar a fazer camadas com os. ingredientes, como a forma vai ser virada começar de cima para baixo, lembrando sempre de dar uma leve apertada com uma colher entre as camadas.
Primeiro uma camada de queijo minas, depois o arroz, depois mais queijo, couve refogada, feijão tropeiro, uma fina camada de sal e cebolinha, bananas fritas e por ultimo as carnes.
Virar sobre um prato, desinformar e levar ao forno quente somente para gratinar o queijo de cima.