MAIALE AL MARSALA

Restaurante: Villa Tevere


Ingredientes:

·         1 filé suíno (aprox. 300 grs)

·         Sal marinho ou flor de sal – pimenta do reino branca –páprica picante – tomilho - alecrim

·         Azeite de oliva

·         Manteiga sem sal

·         Creme de leite fresco

·         200 ml de vinho Marsala

·         70 grs de arroz arbório ou carnaroli

·         Vinho branco seco

·         Cebola roxa

·         Brodo

·         200 ml de suco de tangerina  (ou 100 ml de tanjal)


Modo de Preparo:

·         Temperar o corte suíno com sal e pimenta, e rolar sobre tábua com azeite de boa qualidade e as ervas (tomilho e alecrim picadinhos). Polvilhar com páprica e reservar.

 

·         Preparando o risoto – refogar cebola roxa bem picadinha em azeite, acrescentar o arroz e refogar com o vinho branco seco. Adicionar primeiro o suco de tangerina aos poucos no processo de cozimento e , findo o suco, continuar o processo adicionando o brodo até o ponto desejado (al dente). Na finalização, desligar a panela, adicionar manteiga gelada, tampar e descansar 2 minutos.

 

·         Aquecer 1 fio de azeite e 1 pouco de manteiga em caçarola e colocar a carne dourando-a por todos os lados até o ponto desejado. Deglacé da caçarola com o vinho marsala e flambar o corte. Retirar a carne e acrescentar 2 colheres de sopa de creme de leite fresco e aveludar o molho.

 

·         Montagem do prato – colocar o risoto de tangerina e decorar com chips de batata doce fritos formando uma flor (4 chips) e ao centro colocar couve manteiga picadinha e frita em azeite ou óleo de semente de uva. Ao lado do risoto montar o corte suíno , inteiro ou em 3 cortes chamfrados, e colocar sobre ele o molho marsala aveludado. Servir.