LOMBINHO PEGA LADRÃO

Restaurante: Divina Gula


Ingredientes:

 

Lombo 1 kg

Marinada:

5 g de Salsa 
2 g Quitoco 2 
20 g Manjericão    
25 ml Shoyo 
30 g Alho 
30 g Sal 
8 g Pimenta do reino
2 g Alfavaca 
1L Água 1 litro

Molho:

04 Tomates
4xícaras de  Molho Tomate 
120 g Cebola ralada 
15g Alho picado 
5 g Folha manjericão 
100 g Folha de Ora-pro-nobis 
80 ml Azeite de oliva 
Sal e pimenta do reino

Angu de queijo minas:

1 litro de caldo de galinha.
170 g de fubá de milho
70 g de manteiga sem sal.
200 g de queijo minas.
 


Modo de Preparo:

 

Lombo:

Pique a salsa, o quitoco, manjericão, alho e alfavaca e junte aos demais ingredientes da marinada. Adicione a peça de lombo e deixe pegar gosto por 3 horas no refrigerador. Retire a peça de lombo, embale a vácuo e coloque-a em uma cuba de água a 70 graus por 15 h. Resfrie a peça dentro do plástico e em uma cuba com gelo por 30 min. manter refrigerada até a hora de usar (Você pode guardar por até 5 dias no refrigerador a 3 graus). Abra o saco plástico corte o lombo em 4 pedaços iguais e finalize o lombo na churrasqueira ou na grelha até dourar os lados. Se preferir, ao invés de usar baixa temperatura é só colocar um pouco de banha em uma panela de fundo grosso esperar esquentar para dourar o lombo de porco, sempre virando os lados para que fique com uma cor uniforme. Quando secar ir acrescentando o caldo da marinada aos poucos ate que o lombo esteja cozido

Molho:

Refogue a cebola e o alho no azeite ate dourar. Corte o tomate em 8 pedaços (comprimento), retire as sementes e adicione ao refogado ate amolecer. Acrescente o molho de tomate e deixe levantar fervura. Coloque as folhas de manjericão e as de ora-pro-nobis e mexa por 1min, ou ate as folhas de ora-pro-nobis amolecerem, retire do fogo. Tempere com sal e a pimenta a gosto.

Angu de queijo minas:

Misture o caldo de galinha com o fubá. Derreta a manteiga em uma caçarola e adicione a mistura. Deixar ferver em fogo médio por 30 minutos sem parar de mexer ou até quando a massa estiver soltando facilmente do fundo da caçarola. Acrescente o queijo Minas e mexa por mais 1 minuto. Acerte o sal, disponha em um tabuleiro formando uma camada de 2 cm de altura, deixe esfriar e leve ao refrigerador por 3 horas. Divida em quatro porções e leve ao forno pré aquecido 180 graus por 20 minutos na hora de servir.

Montagem:

Coloque uma porção de lombo no centro de cada prato, derrame o molho por cima da carne e sirva com a polenta ao lado.