LE FILET DE PORC À LA MARSEILLAISE

Restaurante: La Bourgogne (ex-associado)


Ingredientes:

 

Porco:

1kg de filé mignon de porco;
Sal e pimenta do reino

Molho:

1 maço de manjericão;
1 dente de alho grande ou dois médios;
200ml de azeite extra virgem;
 

Gratin de Batatas:

1kg de batatas;
8 fatias de bacon;
1 cubo de caldo de carne;
200ml de leite;
200ml de creme de leite fresco;
100g de manteiga sem sal;
100g de parmesão ralado;
1 colher de sopa de farinha de trigo;
1/2 cebola picada;
Noz moscada, sal e pimenta do reino; 


Modo de Preparo:

 

Gratin de Batatas:

Cozinhe as batatas mal passadas e corte em discos de 1/2 cm. de espessura. Prepare um bechamel, refogando a cebola na manteiga a seguir acrescente a farinha e doure. Acrescente o leite, o creme de leite e o cubo de caldo de carne até engrossar. Torre o bacon até dourar. Retire e seque em papel gordura e pique depois de frio. Num pirex, arrume as batatas em camadas, polvilhe após cada camada um pouco de queijo ralado e de bacon picado. Na última camada, esparrame bechamel e polvilhe com bacon e queijo. Asse em forno quente até gratinar. Reserve no calor.

Molho:

Desfolhe o maço de manjericão e triture no liquidificador com o alho e o azeite. Corrija o tempero de sal e pimenta do reino. Reserve morno.

Filé:

Limpe os filés das peles e nervuras. Tempere com sal e pimenta do reino. Grelhe numa chapa até ficar no ponto. Recorte cada filé em leque.

Acabamento:

Coloque um filé recortado em leque no prato. Arrume o gratin cortado em forma redonda de aproximadamente 12 cm. de diâmetro. Regue o filé com o molho. Sirva com um vinho branco aromático ou com um vinho jovem tinto e aromático