FILETTO DEL CAPO

Restaurante: Villa Tevere


Ingredientes:
2 medalhões de filé mignon de 100 gramas cada
Sal marinho ou flor de sal – pimenta do reino branca moída na hora
Azeite de oliva
Manteiga sem sal
Creme de leite fresco
50 gramas de Gorgonzola
1 colher de sopa de farinha de rosca (preferencialmente de pão italiano)
1 ovo caipira
1 colher de sopa de azeite al tartuffo
150 gramas de nhoque de batata
30 gramas de queijo Gruyère em ralo palha
200 ml de brodo (natural)
100 ml de creme de leite fresco
100 gramas de cogumelos Paris e Porto Belo fresco
1 cebola roxa

Modo de Preparo:
Crosta: Esfarelar o Gorgonzola, quebrar um ovo caipira e adicionar a
farinha de rosca. Trabalhar com um garfo para obter uma massa homogênea. Embrulhar em papel filme no calibre menor que o do filé. Levar a geladeira para firmar.
 
Capuccino: Refogar a cebola roxa picadinha em manteiga e azeite. Acrescentar os cogumelos picados. Após dourar, acrescentar o brodo e cozinhar por 10 minutos. Desligar. reservar 1 terço dos cogumelos. O restante, levar ao liquidificador e pulsar algumas vezes, acrescentando o creme de leite. Voltar o liquido avelulado para a panela, religar a chama e acrescentar os cogumelos picados reservados. Acertar sal e pimenta.
 
 
Ferver água, salga-la e cozinhar os gnocchi até que boiem. Interromper a cocção transferindo-os para agua gelada. Reservar
 
Temperar os medalhões com sal e pimenta e doura-los por fora em manteiga. Cortar duas rodelas de 1 dedo de espessura da crosta, colocar no topo dos filés e levar ao forno 180 graus por 10 minutos.
 
Levar o cappuccino ao fogo em caçarola e encorporar os gnocchi.
 
Finalização: colocar o filé no centro do prato (a crosta estará dourada e macia), o gnocchi aomolho aveludado de cogumelos ao redor. Polvilhar sobre o gnocchi o queijo Gruyére e maçaricar levemente. Decorar com tomilho e manjericão roxo.