FILÉ AO VINHO E CHOCOLATE

Restaurante: diVino


Ingredientes:
2 tornedores de filé de cerca de 280 g cada
200ml de caldo de carne com vinho e shoyo (para finalizar o caldo, engrossar com o "Roux" meia colher de sopa de farinha de trigo torrada e meia colher de sopa de manteiga)
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite
Passas e cerejas picadas a gosto
50 g de chocolate meio amargo em raspas grossas

Modo de Preparo:
Preparar o caldo de carne de véspera com aparas de carne e osso e bouquet garni. (Colocar cebola, cenoura, alho poro, e salsão com as aparas para assar e deixar tostar bem). Colocar em uma panela e acrescentar 3 litros de água fria e deixar ferver por cerca de 3 horas. Sempre limpar o caldo com escumadeira para tirar a espuma e impurezas que sobem com a fervura. Depois de reduzido em 1/3 devemos acrescentar um copo de molho Shoyo e 1 litro de vinho tinto, deixando ferver por mais 2 horas até reduzir em 1 litro de caldo pronto. Passar o caldo em peneira fina para retirar a parte sólida. Reservar.
Preparar os dois tornedores, temperando com sal e pimenta do reino a gosto. Em uma frigideira colocar uma colher de manteiga e os files para grelhar em fogo alto. Acrescentar um pouco de azeite para não queimar muito a manteiga. Deixar a carne grelhar até o ponto desejado (de preferência mal passada). Reservar e manter aquecido os filés em forno.
Preparar o molho acrescentando uma colher de “roux” (mistura de farinha torrada com manteiga 
na mesma proporção) ao caldo de carne e ferver para engrossar .
 
Montagem
Finalizar o prato, colocando os filés em dois pratos, distribuir o chocolate em raspas sobre os filé e as frutinhas picadas. Em seguida, com o molho de vinho bem quente, despejar duas colheres de sopa sobre os filés, envolvendo o chocolate aos filés. Compor o prato com acompanhamento de Risoto Milanês ( Risoto com Açafrão ).