EXIBIDO

Restaurante: Banana da Terra - (ex associado)


Ingredientes:

 

Para o Purê:

400g de aipim
800ml de leite
100g de manteiga
sal
100g de parmesão ralado

Para o Molho:

70ml de azeite
30g de alho picado fino
120g de cebola picada
100ml de caldo de cabeça de camarão
200ml de leite de coco
100ml de vinho branco
10g de gengibre ralado
3g de pimenta calabresa
60g de pimentão amarelo em cubinhos pequenos
60g de pimentão vermelho em cubinhos pequenos
1 maço pequeno de cebolinha picada
Sal
½ pimenta dedo de moça sem sementes


Para o peixe e o camarão:

400g de lombo de peixe cortado em cubos
400g de camarão médio limpo
1 limão
5g de alho picado
sal e pimenta do reino
azeite 


Modo de Preparo:

 

Corte o aipim em cubos pequenos e bata bem no liquidificador com o leite. Leve ao fogo baixo e mexa sem parar por 20 minutos ou até que a aipim cozinhe, se necessário acrescente um pouco mais de leite. Finalize com manteiga e sal. Coloque o purê no fundo de uma vasilha refratária e salpique com o parmesão. Leve ao forno ou salamandra para gratinar. Retire e reserve.

Em uma panela coloque o azeite e doure o alho e depois a cebola, acrescente o caldo de camarão, deixe reduzir pela metade, em fogo baixo. Acrescente o leite de coco, o vinho e o gengibre. Deixe cozinhar em fogo lento por 8 minutos. Acrescente os outros ingredientes, deixe ferver, coloque a pimenta dedo de moça e tampe a panela. Reserve.

Tempere o peixe com alho, limão, sal e pimenta. Passe aos poucos pela frigideira quente com azeite. Retire o peixe ainda cru por dentro. Tempere os camarões com sal e pimenta do reino. Salteie rapidamente no azeite e junte ao peixe.
Retire a pimenta dedo de moça do molho e misture com o peixe. Deixe ferver rapidamente. Coloque tudo sobre o aipim. Tampe com papel alumínio e leve ao forno para aquecer e sirva.