ESTRELAS DO MEU JARDIM

Restaurante: Bartrô Restaurante e Bistrô


Ingredientes:

 

Camarões:

 600g de camarão limpo (1,2 a 1,5 kg de camarão bruto)
sal e pimenta do reino branca moída na hora que baste
azeite de boa qualidade

Arroz com Aipo e Maçã Verde:

arroz pronto: 2 xícaras (recomendo arroz branco que tenha sido “frito” em refogado de alho e cebola bem picadinha e depois acrescentado o caldo leve de peixe e/ou camarão e sal que baste)
manteiga: 2 colheres de sopa
maçã verde descascada e em juliene graúda: 1 xícara
aipo (ou salsão) em corte enviezado: ½ xícara
curry em pó de sua preferência apenas para temperar (2 pit)
reduzir 150 ml de creme de leite fresco Ecila até metade do volume

Chutney de Carambola:

carambola orgânica, colhida do jardim do Bartrô
muito pouco açúcar, uma pimenta dedo de moça picadinha e sem sementes e vinagre de arroz
especiarias: aniz estrelado, cardamomo, cravo, canela, pimenta do reino em grão, aroeira, folha de louro, gengibre e mostarda em grão
 


Modo de Preparo:

 

1- Preparar o arroz de sua preferência e interromper o cozimento 1 minuto antes do cozimento final (para que o arroz permaneça firme) e reservar tampado.

2- Aquecer a manteiga, refogar o aipo por 3 minutos, acrescentar a maçã e o creme de leite, 1 minuto, o curry, verificar o sal. Acrescentar o arroz, revirando com atenção. Provar o sal.

3- Grelhar os camarões em azeite e em frigideira antiaderente, temperados com pimenta do reino branca moída na hora. O sal deve ser adicionado após o preparo.

4- Receita de Chutney: nossa fruta, a carambola ou star fruit (fruta estrela), utilizando pouquíssimo açúcar, vinagre de arroz, especiarias (aniz estrelado, cardamomo, louro, pimenta do reino, aroeira, cravo e canela), 20 minutos de cozimento após fervura, desligar o fogo e acrescentar a mostarda, a pimenta dedo de moça e o gengibre . Bater em liquidificador e corrigir consistência, se necessário.