COQ AU VIN - CHEZ GEORGES

Restaurante: Chez Georges (ex-associado)


Ingredientes:

 

Marinada:

1 garrafa de vinho tinto seco e encorpado
2 colheres de sopa de óleo
2 cenouras
2 dentes de alho
l chalota
2 folhas de louro
2 cravos da índia
10 grãos de pimenta preta
1 bouquet garni (alho poro e aipo)
1 frango de 2 quilos
l copinho de conhaque
3 colheres de sopa de extrato de tomate
2 colheres de sopa de farinha de trigo

Guarnição:

gordura do frango
250gr de bacon magro
6 cebolas pequenas
250grs de cogumelos

Decoração:

4 fatias de pão de forma (só o miolo)
manteiga  


Modo de Preparo:

 

Corte em rodelas as cenouras, pique o alho e, esmague a chalota, juntando com os outros ingredientes da marinada num recipiente. Corte o frango em pedaços (sem a gordura) e coloque na marinada durante 12 horas. Guarde na geladeira.
Retire os pedaços do frango da marinada, seque-os e tempere-os com sal e pimenta. Doure-os numa frigideira com óleo. Quando estiverem dourados,
retire o resto do óleo e flambe com o conhaque. Passe tudo para uma caçarola, polvilhe com 2 colheres de sopa de farinha de trigo. Deixe dourar um pouco mais, misturando. Molhe com o vinho da marinada peneirado. Misture 3 colheres de sopa de extrato de tomate num copo d'água e adicione. Deixe cozinhar em fogo baixo durante 40 minutos mexendo de vez em quando com uma colher de pau. No final do cozimento, junte a guarnição.

Guarnição:

Derreta a gordura do frango numa frigideira. Corte o bacon em cubinhos, escalde-os e descasque-os. Fatie os cogumelos. Refogue estes ingredientes na gordura do frango. Decore com o pão de forma, cortado em cubinhos dourados num pouco de manteiga.