Clássico do Picuí

Restaurante: Picuí


Ingredientes:

 

Carne-de-sol alta grelhada servida sobre pirão de queijo de coalho. Acompanhada de feijão verde puxado na manteiga de garrafa.
 

Para a carne-de-sol:

450g de contra-filé bovino limpo
20g de sal fino

Para o pirão:

150g de queijo de coalho
320ml de leite
30ml de manteiga
20g de farinha de mandioca fina
2 sementes de pimenta-do-reino preta
2 sementes de coentro
1 folha de louro
15g de cebola picadinha
15g de alho-poró picadinho  


Modo de Preparo:

 

Carne-de-sol:

Espalhe o sal por toda a carne. Deixe desidratando por 4 horas, descartando sempre a salmoura que se forma. Ao final das quatro horas salgue a carne mais uma vez e leve a geladeira por mais 24 horas para desidratar bem descartando a salmoura. Embale e deixe no freezer por no mínimo 7 dias. Para retirar o sal da carne, coloque em um recipiente com água e esfregue um pouco. Deixe por trinta minutos e troque a água (repita o processo de duas a três vezes). Grelhe a carne em uma frigideira ou churrasqueira até que fique no ponto desejado.

Pirão de queijo de coalho:

Refogue rapidamente a cebola e o alho-poró em parte da manteiga. Abaixe o fogo e acrescente o leite, a folha de louro, as sementes de coentro e a pimenta. Quando levantar fervura desligue e coe. Reserve o leite e descarte o restante. Corte o queijo em cubinhos, coloque no liquidificador com o leite e processe até formar um creme homogêneo. Leve ao fogo com o restante da manteiga e a farinha de mandioca mexendo sempre até adquirir a consistência de um purê.