CARNEIRO DAS LAGOAS

Restaurante: Divina Gula


Ingredientes:

 

01 pernil de cordeiro
04 cebolas grandes
10 tomates sem sementes
1\2 pimentão pequeno
01 ramo de salsa
02 ramos de alecrim fresco
04 colheres de sopa de folhas de hortelã picadas
01 xícara de vinho tinto seco
05 dentes de alho
01 xícara de azeite
1\2 xícara de cachaça mineira
01 pimenta malagueta
02 pimentas de cheiro
06 conchas de caldo de carneiro
20 talos de cebolinha
05 cenouras 


Modo de Preparo:

 

Para marinada:

Desossar o pernil, limpando bem as aparas e cortando a carne em cubos. Coloque em uma vasilha e despeje o vinho com ramos de alecrim. Descanse a carne por 12 horas;
   

Caldo de carneiro:

Colocar os ossos e aparas em uma fôrma e levar ao forno quente para dourar. Reserve. Corte duas cebolas em cubos e duas cenouras em rodelas e coloque-as em uma caçarola com duas colheres de sopa de azeite e refogue até ficar ligeiramente dourado. Adicionar às aparas 04 litros de água, cozinhe em fogo baixo até reduzir à metade. Coar, colocar na geladeira e depois de frio retirar a gordura formada na superfície.
Retire a carne da marinada escorrendo e guardando o vinho e o alecrim. Acrescentar um pouco de azeite a uma frigideira quente, coloque os pedaços de cordeiro em pequenas quantidades, dourando dos dois lados para depois flambar com a cachaça. Reserve.
Em uma caçarola acrescente o restante do azeite, da cebola, do alho e deixe dourar ligeiramente. Coloque os cubos de carne e o pimentão, refogue mais um pouco para adicionar o tomate. Depois que abrir a fervura coloque o vinho, o caldo de carneiro, o alecrim, as pimentas e a hortelã. Cozinhe até a carne começar a ficar macia para então adicionar os talos de cebolinha e a cenoura, acerte o sal e cozinhe até a carne ficar macia e as cenouras tenras. Sirva com rúcula refogada no alho azeite, angú e arroz.