BARRIGA DE PORCO

Restaurante: Roccia Cozinha Contemporânea (ex-associado)


Ingredientes:

PARA O FEIJÃO VERDE

400g de feijão verde

1,5kg mocotó

1un lingüiça paio

1 cebola branca grande picada

3 tomates picados

4 dentes de alho picados

4 fatias médias de jerimum

1 folha de louro

2 colheres de extrato de tomate

1 pitada de semente de coentro moída

1 pitada de cominho

1 fio de óleo de canola

½ xícara de azeite de oliva extra virgem

pimenta de cheiro, coentro, cebolinha à gosto

sal e pimenta do reino à gosto

 

PARA BARRIGA DE PORCO

1kg barriga de porco com pele

1 cebola branca em cubos grandes

2 folhas de louro cortadas em tiras

1 colher de sopa cheia de pasta de alho

Sal e pimenta a gosto

200ml de vinagre de álcool


Modo de Preparo:

FEIJÃO VERDE

Refogue o alho e a cebola junto com o louro, até que fique dourado, acrescente o cominho e a semente de coentro moída junto com o tomate, quando começar a pegar no fundo da panela entre com o extrato de tomate e mexa até que o refogado esteja bem solto da panela e a cebola bem caramelizada. Entre com o mocotó e cubra com o triplo do volume de água e deixe cozinhar na pressão por aproximadamente 30min ou até que o mocotó esteja bem cozido. Tire a pressão e deixe o paio cozinhar por mais 10min nesta mesma panela.  Retire a lingüiça.  Quando estiver bem encorpado, coe e reserve o caldo. Enquanto isso corte a lingüiça em cubinhos pequenos. Pegue o caldo e acrescente o feijão verde, a pimenta de cheiro bem picada, o coentro e a cebolinha, todos bem frescos e cozinhe por aproximadamente 10min . Acrescente a lingüiça em cubinhos. Corrija o sal e a pimenta.

BARRIGA DE PORCO

Envolva a carne com todos os temperos e o vinagre. Deixe marinando na geladeira de um dia para o outro. Enquanto prepara o feijão, aqueça o forno. Retire o excesso de temperos da barriga. Coloque-a em uma grelha com a pele para cima por 20min na temperatura máxima do forno. Após esse tempo, abaixe a temperatura e mantenha por mais 40min/1h. Depende da carne. Ela deve estar bem macia e rosada no meio. A pele deve estar bem dourada e crocante. Quando pronta, divida em quatro porções.

JERIMUM

Tempere as fatias de jerimum com sal e um pouco de pimenta, regue com azeite, e leve ao forno (temperatura alta) em uma assadeira por aproximadamente 20min ou até que estejam bem cozidas e douradas.

FINALIZAÇÃO

Em um prato fundo, coloque o ensopado de mocotó com o feijão e um pouco de paio. No meio, coloque uma fatia de jerimum. Corte a barriga de porco em três fatias, e disponha em cima do jerimum, com a pele crocante pra cima.

 

Esta receita serve quatro pessoas