AO MAR

Restaurante: Fabrizio Gastronomia


Ingredientes:
Arroz Arbóreo
Lula,Camarões vg., Polvo, Mariscos e Lagosta
Tinta de Lula
Alho
Tomate Cereja
Cebola branca
Cenoura ralada
Salsinha
Manjericão
Leite de Pupunha
Pimenta malagueta (opcional)
Pimenta do reino
Gengibre
Paprica doce (opcional)
Vinho branco seco

Modo de Preparo:
Antes de tudo com os restos da limpeza da lagosta e dos Camarões faça um caldo com ajuda de alguns vegetais ou também com que sobrar da limpeza deles, cascas, talos e etc e reserve .
Em uma caçarola refogue o alho a cebola, a cenoura e depois de alguns instantes adicione os tomatinhos.
 
Em outra caçarola puxe o arroz cru, com azeite, alho e em seguida o vinho branco, devagarzinho ponha algumas colheres de "Fumetto" (o caldo que preparou com os restos da limpeza dos frutos do mar e os legumes).
 
Na primeira caçarola inicie a refogar junto ao alho, cebola, cenoura, a lula cortada e o polvo ( melhor se ao polvo deu uma pré-cozida ), no final coloque camarões, lagosta e mariscos ( os mariscos ja cozidos). Em seguida junte o arroz Arbóreo que estava em outra caçarola, o leite de pupunha e mais um meio copo de vinho branco. Mexa ate secar um pouco  e continue irrorando com o caldo "Fumetto". O risoto é uma preparação que precisa de paciência , nunca cobra o arroz de liquido, mantenha sempre ele bem molhado de caldo mas nunca cobra ele .
 
Assim que o arroz esta cozido o risoto esta quase pronto, esta é a hora de temperar com os temperos restantes. Lembre-se de manter o grão de cozimento dele ao dente, e com a justa morbideza de liquido.
 
Em uma outra caçarola refogue com azeite um dente de alho inteiro levemente amassado, adicione a tinta de lula, tempere de sal e pimenta do reino, salsinha bem picada.
Disponha a Tinta de Lula no fundo do prato, e sirva o risoto em cima da tinta.