noticias

Central de notícias

  • header
    27/07/2017 - Geral

    REVISTA BOA LEMBRANÇA | 07/2017

    REVISTA BL  -  07/2017

     

    Falta pouco mais de um mês para o nosso congresso, que esse ano será em Salvador. O encontro acontece para reunir chefs e donos de restaurantes de todo o Brasil, um momento único e que merece ser celebrado. Juntos conseguimos discutir o desenvolvimento da Associação e trocar experiências profissionais, em busca de melhorias para o coletivo e fortalecer a gastronomia brasileira.

    Outro ponto importante que merece ser destacado deve-se ao lançamento de todos os Pratos da Boa Lembrança 2017. Fechamos o mês de julho com um saldo bem positivo, onde praticamente todos os restaurantes associados já oferecem a nova receita e cerâmica exclusiva. Aos colecionadores, é hora de renovar as paredes de casa com os novos pratos e levar para sempre na memória os sabores criados por cada chef associado.

    Por fim, apenas reforçando, aguardamos todos os nosso associados e colecionadores da Boa Lembrança, em setembro, na Capital Baiana, para juntos participarmos de mais uma grande edição do nosso Congresso. Até lá!

    Chef César Santos

     

    NOVO RESTAURANTE DA BOA LEMBRANÇA

    Temos o prazer de dar as boas-vindas ao Restaurante Bella Napoli, Salvador/BA, que passa a fazer parte do seleto grupo de restaurantes da Boa Lembrança.

    Sobre o Bella Napoli

    Um dos restaurantes preferidos dos baianos é, na verdade, um legítimo italiano. Estamos falando sobre o Bella Napoli, que foi fundado na capital baiana no ano de 1962 pela família Sciarretta. Quem já experimentou o ­lé à parmegianna, uma das especialidades da casa, consegue entender exatamente o que faz do restaurante um caso de sucesso há mais de 50 anos. No cardápio, estão receitas tradicionais da família, além de muita dedicação e amor à gastronomia.

     

     
     

     

     

    “Desde o primeiro momento em que a família fundou o restaurante, por ser uma empresa familiar e por trabalharmos juntos, sempre colocamos muito carinho e dedicação ao nosso dia a dia. Este é o grande diferencial. Trabalho, dedicação e amor”, diz Gian Angelino, que hoje administra a casa.

    Salvador conquistou a família Sciarretta, que por aqui se instalou, e o tempero italiano agradou em cheio o paladar dos baianos. “Somos muito agradecidos aos nossos clientes. Desde o primeiro momento em que abrimos as portas, as pessoas sempre vieram com boa vontade. E, melhor, sempre trouxeram outras pessoas queridas para nos conhecer. E assim é nossa história. O carinho em servir bem, em fazer pratos cheios de vida e de sabor, faz a diferença. Mas o mais importante são nossos clientes, que sempre foram nossos embaixadores e trouxeram vida, movimento e casa cheia”, ressalta Gian.

     

    Sobre a Chef Anna Sciarretta Angelino

     

    “Dona Anna, como é carinhosamente chamada, é uma autodidata na cozinha. Imigrante da Itália, em 1962 saiu do sítio em que vivi com seus pais no interior da Bahia, para fundar o primeiro restaurante italiano da Bahia, um dos primeiros do Brasil. Aprendeu as receitas da casa, inclusive o internacionalmente reconhecido Filet a Parmeggiana do Bella Napoli, com seus pais e avós. Uma cozinha de raiz que se aperfeiçoou na apresentação e sofisticação dos pratos mas que manteve o sabor e a tradição verdadeiramente italiana”

    Além do famoso fi­lé à parmegiana, o menu italiano da casa sempre conta com novas pesquisas e inovações. “Estamos para lançar uma nova série de pratos executivos para acompanhar uma nova tendência do mercado, por pratos individuais e variados”, ressalta. Mas o cardápio já conta com muitos pratos saborosos que não podem deixar de ser degustados na próxima visita, a exemplo do Risotto ai Frutti di Mare (com camarão, lula, polvo, mexilhão e tomate); Pernil Saraceno (pernil de cordeiro ao forno, acompanhado de batatas ao forno com alecrim e spaghetti alho e óleo) e Filé ao Pepe Verde (Medalhão de ­lé Mignon com molho branco e pimenta verde em grãos).

    Todo o menu apresenta deliciosos pratos com receitas exclusivas da família; das massas aos frutos do mar de todas as regiões da Itália. Para assegurar a total qualidade dos pratos, todas as pastas são de fabricação própria e seguem a linha de produção artesanal. Isso garante consistência e sabores só encontrados no Bella Napoli. 

     

    Saiba mais:  http://boalembranca.com.br/restaurante/bella-napoli/248

     

     

    NOVOS LANÇAMENTOS

    Julho, nos brinda com mais dois novos pratos da Boa Lembrança! O restaurante Benjamin, Belém/PA lançou uma deliciosa receita com peixe. E temos ainda a estreia do Bella Napoli, Salvador/BA, com uma saborosa receita de carne.  

     
     

    Agora faltam pouquíssimos restaurantes a lançar a receita de 2017. Não deixe de acessar nosso Guia de Restaurantes no site da Boa Lembrança e confira quais são as opções perto de você!

     

     

    20 DE JULHO -  DIA DO AMIGO

    Existem várias datas especiais no calendário que deveriam ser celebradas todos os dias... Atos de consideração, carinho, amizade e amor acontecem de forma diária e precisam ser valorizados e notados, sempre! A Boa Lembrança deseja aqui prestar uma pequena homenagem a todos os amigos conquistados nestes anos de divulgação e valorização da gastronomia nacional. Nosso muito obrigado para cada Chef Boa Lembrança e as equipes de cada restaurante associado, sem vocês não poderíamos dar continuidade ao trabalho iniciado há mais de duas décadas. E nosso especial obrigado a todos clientes-colecionadores da Boa Lembrança. Muitos realmente viraram amigos dos chefes e das equipes dos nossos restaurantes.  Sem vocês, amantes da boa gastronomia, incentivadores e formadores de opinião, a Boa Lembrança não teria sentido!

     

     

    SUSTENTABILIDADE

    Quando iniciada a divulgação das matérias sobre “Sustentabilidade”, a Boa Lembrança teve como seu maior intuito a conscientização de que podemos, com pequenas atitudes, melhorar o meio ambiente e deixar um mundo melhor para as novas gerações. Os Chefs Boa Lembrança demonstram essa preocupação em ações como o descarte consciente do lixo, evitando o desperdício de insumos e, principalmente, d’água, dentre outros projetos. Esses pequenos exemplos podem servir de inspirações e ser implementados na rotina diária de todos, seja nos restaurantes, entre os amigos ou familiares. 

    Converse com a associação de moradores de sua região. E, caso você já participe de algum projeto de “Sustentabilidade”, compartilhe conosco a sua experiência!

    Dando continuidade às matérias sobre o tema “Sustentabilidade” apresentamos nesta edição o trabalho realizado pelo Chef André Generoso, do Restaurante Divina Gula/AL.

     

    Projetos sustentáveis – André Generoso – Divina Gula

    Desde 1990 André Generoso desenvolve projetos na área de sustentabilidade. O primeiro, passo foi desenvolver um núcleo de agricultura orgânica no estado. Com o apoio do SEBRAE foi focado a derrocada da cultura do fumo no interior do estado e conseguir transformar essas áreas de monocultura em áreas de grande produtividade hortícola, melhorando também a receita e consequentemente a dignidade da população rural. Paralelo a este projeto, André explica que começou a produzir em uma pequena propriedade no município de Japaratinga/AL. Desde sua implantação, há mais de 25 anos usa técnicas e conceitos de sustentabilidade como, preservação de córregos, nascentes, vegetação ciliar, mata nativa, compostagem, e aplicação de defensivos orgânicos. Hoje essa propriedade está praticamente reflorestada, com frutas nativas, mata nativa, açaí e um pouco de eucalipto, e sabiá para uso da madeira na propriedade. 

    Legenda foto:  Brotos de mostarda, beleza, sabor produzidos com sementes da própria Horta

    Apoia também o projeto peixe-boi, que trabalha com a introdução desses animais em extinção no litoral de Alagoas, trazendo para os nativos da região uma nova forma de ganhar seu sustento preservando a natureza. Hoje a sede além de produzir artesanato para os turistas, conta com guias treinados e aulas de educação ambiental para a população.

    André comenta:  “Desenvolvemos projetos de reciclagem, onde, nossos colaboradores têm acesso à “Caixinha do Lixo” que serve de banco de empréstimo. Ele é abastecido com a venda desses produtos, como garrafas pet, óleo queimado, latas e ferro.”

    E finaliza orgulhoso: “Nosso novo projeto será uma usina fotovoltaica onde será gerada de 30 a 40% da energia utilizada no restaurante, sua inauguração deverá ocorrer no final de setembro.”

    Em breve a Revista Boa Lembrança terá o prazer em divulgar a todos mais este belo projeto de sustentabilidade de nosso Chef André! 

     

    Saiba um pouco mais sobre o Restaurante Divina Gula

    Inaugurado em 1988, o Restaurante e Cachaçaria Divina Gula começava o inicio de uma trajetória de sucesso. Idealizado a partir do sonho dos proprietários mineiros André Generoso e Cláudia Mortimer em morar na bela Maceió, o estabelecimento teve rápida aceitação e prestígio junto ao povo Alagoano. Uma harmônica relação da culinária típica mineira associada a produtos culturais de Alagoas, a partir das mãos do Chef André Generoso, deu origem a pratos inusitados e de sabor inigualáveis. O casamento entre a deliciosa cozinha e a administração regida por Cláudia Mortimer, conferiram ao Divina Gula destaque nacional no ramo da gastronomia.

    Nesses pouco mais de 28 anos, a casa já conquistou 24 estrelas do Guia Quatro Rodas, foi o primeiro restaurante a receber o prêmio SEBRAE para pequenas e micro empresas, além de fazer parte há 18 anos do seleto grupo da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Hoje a casa comporta um público de aproximadamente 400 pessoas.

    Os clientes da região sabem onde encontrar padrão e qualidade nos pratos, atendimento solícito e ambiente agradável.

     

    Sobre o chef André Generoso

    Nascido em Minas Gerais, o chef André Generoso teve sua iniciação no mundo da gastronomia quando tinha apenas 12 anos de idade. Nesta época, já ajudava na confecção de iguarias elaboradas pelas famosas quituteiras da Serra Mineira.  Engenheiro Florestal por formação acadêmica, foi na cozinha que o Generoso descobriu sua verdadeira paixão. Após concluir o curso, ele deixou pra trás o diploma e a Serra Mineira para fundar o renomado restaurante Divina Gula em Maceió/AL no ano de 1987.

     


    No comando da cozinha do restaurante, o chef teve destaque e reconhecimento do público e críticos, ao unir de forma harmoniosa a gastronomia mineira com a alagoana. Sempre atualizado e atento às inovações do mundo gastronômico, ele tem em seu currículo diversas participações nos mais importantes eventos de gastronomia do país.

     

     

    NOSSOS CHEFS

     E continuando com as apresentações dos nossos chefs, hoje quem enaltece nossa revista são os talentosos do Rio Grande do Sul:

     

     

    PRÓXIMOS EVENTOS

    Eventos 100% Boa Lembrança:

    XXII CONGRESSO DOS RESTAURANTES DA BOA LEMBRANÇA %7C BAHIA
    17 a 19 de Setembro de 2017
    Local: Salvador/BA

    Enviaremos no início de agosto uma ‘newsletter’ com toda a programação do Congresso.

    RIO BOM DE MESA
    A Boa Lembrança está trabalhando para que a próxima edição do Rio Bom de Mesa aconteça no segundo semestre de 2017. Em breve, mais informações.
    Local: Rio de Janeiro/RJ

     

    Eventos com Apoio da Boa Lembrança:

    CINE GOURMET

    DE 04 A 06 DE AGOSTO – INTOCÁVEIS 

     
     

     

    Mais informações: https://www.casadamontanha.com.br/cinegourmet-intocaveis

     

    Fiquem atentos a agenda da edição de setembro do Cine Gourmet, que apresenta o filme La La Land: Cantando Estações". Filme que ganhou o maior número de prêmios no Oscar de 2017, com seis prêmios: atriz, diretor, música original, trilha sonora, fotografia e design de produção. O musical foi indicado em 13 categorias e tinha chance de bater o recorde de mais prêmios em uma noite.

     

    Sábado, 30 de setembro 

    ______________________________________________________________

    19h -Coquetel de boas-vindas elaborado pelo chef convidado.

    20h -Exibição do filme e após, o chef convida para um bate-papo sobre como um filme pode se tornar inspiração para um jantar inesquecível.

    22h -Jantar exclusivo baseado no filme e, para todos os participantes, recebem uma edição exclusiva do Prato da Boa Lembrança, com desenho alusivo ao evento.

    ______________________________________________________________

     

    Mais informações:  https://www.casadamontanha.com.br/cinegourmet-lalaland
     

    Comentários
    footer
  • header
    17/07/2017 - Novo Prato

    Novo prato no site: Benjamin

    Comentários
    footer
  • header
    14/07/2017 - Novo Prato

    Novo prato no site: Bella Napoli

    Comentários
    footer
  • header
    30/06/2017 - Geral

    REVISTA BOA LEMBRANÇA | 06/2017

    REVISTA BL   |  06/2017

     

    Junho foi um mês bem movimentado, principalmente para os restaurantes do Nordeste. O período junino trouxe também muitos turistas para visitar a região e o colorido do nosso povo se misturou com sotaques de todas as partes do país. O Dia dos Namorados também nos rendeu bons frutos, com um fim de semana quase que exclusivo para os casais apaixonados.

    O desafio agora é com o mês de julho, que vem com ares de férias para muita gente, com direito a clima ameno graças ao inverno que chegou. Para algumas cidades do Brasil, o frio é mais presente, mas, independentemente da temperatura que faz, temos o dever de abraçar quem nos visita da forma mais aconchegante possível, oferecendo o melhor que sabemos fazer. Afinal, das nossas cozinhas saem mais que pratos deliciosos, e sim boas lembranças traduzidas em temperos e combinações de sabores que esquentam o coração e ativam a memória afetiva dos nossos clientes.

    Chef César Santos

     

    NOVOS LANÇAMENTOS

     

    Em Junho, dois restaurantes de Minas Gerais lançaram seus Pratos da Boa Lembrança:

     

    Faltam poucos restaurantes a lançar a receita deste ano, então acesse nosso Guia de Restaurantes no site da Boa Lembrança e confira quais são as opções perto de você!

     

     

    CHEFS DA BOA LEMBRANÇA RECEBEM HOMENAGEM DO GOVERNO DE MINAS GERAIS 

     

    A cozinha mineira é hoje internacionalmente reconhecida e, por toda essa trajetória, em 2012 o Governo do Estado instituiu o Dia da Gastronomia Mineira, celebrado em 05 de julho. Para comemorar a data, é realizada a Semana da Gastronomia Mineira, com uma extensa e saborosa programação. As comemorações começam nos próximos dias e a abertura oficial do evento será na segunda-feira (3/07), durante a Feira da Agricultura Familiar, realizada a partir das 9 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).

    Às 20 horas, uma reunião especial no Plenário Juscelino Kubitschek homenageia cinco Mestras da Gastronomia Mineira, sendo duas delas chefs da Boa Lembrança: Beth Beltrão (Restaurante Viradas do Largo/MG) e Nelsa Trombino (Restaurante Xapuri). As outras homenageadas são: Dona Lucinha, Dadette Mascarenhas (in memoriam) e Dona Maria Stella Libânio (in memoriam).

    A programação vai até domingo (09/07). Mais informações podem ser obtidas no site do evento:  www.frentedagastronomiamineira.org/9265-2

     

     

    21 DE JUNHO: CHEGADA DO INVERNO

    No dia 21 de junho, demos as boas vindas à estação mais charmosa do ano: o inverno. No Brasil, as características da estação se apresentam de diferentes formas entre uma região e outra, mas é certo que o clima mais ameno e as cores que tomam conta das paisagens deixam o clima mais romântico, mais aconchegante e, claro, remetem sempre às lembranças de bons momentos gastronômicos.

     

     

     

    SUSTENTABILIDADE

     

    Na última edição da Revista BL, abrimos uma série de materias sobre o tema “Sustentabilidade” apresentando o projeto de criação de abelhas nativas, da chef Gabriela Vilar (Quintana Gastronomia/PR.

    Hoje, apresentamos o trabalho da chef Tereza Paim no restaurante Casa de Tereza/BA, com cuidados que vão desde a escolha da matéria-prima até o descarte ecológico dos insumos :

     

    CASA DE TEREZA: CONTRIBUIÇÃO PARA UM PLANETA EQUILIBRADO

     

    Com olhos voltados para gastronomia e para as questões ambientais e sustentáveis, a chef Tereza Paim desenvolve algumas ações no Restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho/BA, em prol de um planeta equilibrado. O casarão que hoje abriga o restaurante, onde já funcionou uma cantina, foi todo reaproveitado e seu mobiliário é de reuso. No quesito alimentar, todo o óleo usado é transformado em sabão para uso interno. Os acessórios são lavados em máquina, o que permite uma economia anual de aproximadamente 120 mil litros de água boa para o planeta. 

    Outro item fundamental é o lixo orgânico produzido pelo estabelecimento. Tratado em uma máquina biodigestora, permite que os clientes levem um saquinho desse lixo em forma de adubo para uso pessoal. Todos os equipamentos de refrigeração utilizam gás verde. Criteriosa na hora de escolher os peixes que chegam ao restaurante, trazidos pelos pescadores da praia do Rio Vermelho, com uma redução acentuada de emissão de carbono por deslocamento e os mariscos utilizados pela chef vêm da Ilha de Itaparica, o que permite uma pesca sustentável.

     Os insumos escolhidos e utilizados por Tereza Paim são frescos e os legumes são orgânicos e os ovos de quintal. O azeite de dendê é extraído de modo artesanal e a água é servida na moringa, justamente para reduzir o descarte de plástico e também a emissão de carbono por deslocamento. A coifa da cozinha é biodegradável, o que permite tratar a fumaça antes de lançá-la à atmosfera.

     

    “Estamos partindo para a valorização das nossas raízes

    em todos os segmentos. É ter orgulho de ser brasileiro e cuidar do nosso país.

     Isso inclui a gastronomia, entender que comer

    bem não significa comer coisas estrangeiras, mas a nossa cultura de uma

     forma bem feita, respeitando ingredientes e técnicas nossas”,

     defende Tereza.

     

     

    Tereza Paim, entusiasta das artes e expressões culturais tipicamente baianas, que inspiram e cercam seu universo, é dona de uma gastronomia consagrada nacional e internacionalmente e, com certeza, é um exemplo para a construção de um mundo melhor!

     

    NOSSOS CHEFS

     

    Seguindo as apresentações dos nossos chefs, hoje quem ilustra a nossa revista são os talentos de Pernambuco:

     

     

     

    PRÓXIMOS EVENTOS

     

    Eventos 100% Boa Lembrança:

    • RIO BOM DE MESA

    A Boa Lembrança está trabalhando para que a próxima edição do Rio Bom de Mesa aconteça no segundo semestre de 2017. Em breve, mais informações.
    Local: Rio de Janeiro/RJ

    • XXII CONGRESSO DOS RESTAURANTES DA BOA LEMBRANÇA | BAHIA

    17 a 19 de Setembro de 2017
    Local: Salvador/BA

    Confiram a programação que já está definida:

     

    • DIA 17.09 - MANHÃ e TARDE Chegada dos Congressistas - Hotel Pestana Convento do Carmo

     

    • DIA 17.09 - 14:00 às 18:00 - Reunião de Diretoria

     

    • DIA 17.09 - NOITE - Das 19:30 às 22:30 - Evento de Boas Vindas

     

    • DIA 18.09 - DIA - Plenária durante todo o dia

     

    • DIA 18.09 - NOITE LIVRE

     

    • DIA 19.09 - DIA LIVRE com programação alternativa para os que aderirem ou Retorno para quem desejar.

     

    • DIA 19.09 - NOITE - Evento beneficente

    Em breve, divulgaremos mais detalhes sobre cada ação.

     

    Eventos com Apoio da Boa Lembrança:

    • CINE GOURMET

     

    A próxima edição do Cine Gourmet apresenta o filme francês “Intocáveis”. Todos os participantes do evento ganham uma edição exclusiva do Prato da Boa Lembrança, com desenho alusivo ao evento. 

    Mais informações: www.casadamontanha.com.br/cinegourmet-intocaveis

     

    Comentários
    footer
  • header
    21/06/2017 - Novo Prato

    Novo prato no site: La Victoria

    Comentários
    footer
listar todos proxima página