noticias

Central de notícias

  • header
    30/06/2017 - Geral

    REVISTA BOA LEMBRANÇA | 06/2017

    REVISTA BL   |  06/2017

     

    Junho foi um mês bem movimentado, principalmente para os restaurantes do Nordeste. O período junino trouxe também muitos turistas para visitar a região e o colorido do nosso povo se misturou com sotaques de todas as partes do país. O Dia dos Namorados também nos rendeu bons frutos, com um fim de semana quase que exclusivo para os casais apaixonados.

    O desafio agora é com o mês de julho, que vem com ares de férias para muita gente, com direito a clima ameno graças ao inverno que chegou. Para algumas cidades do Brasil, o frio é mais presente, mas, independentemente da temperatura que faz, temos o dever de abraçar quem nos visita da forma mais aconchegante possível, oferecendo o melhor que sabemos fazer. Afinal, das nossas cozinhas saem mais que pratos deliciosos, e sim boas lembranças traduzidas em temperos e combinações de sabores que esquentam o coração e ativam a memória afetiva dos nossos clientes.

    Chef César Santos

     

    NOVOS LANÇAMENTOS

     

    Em Junho, dois restaurantes de Minas Gerais lançaram seus Pratos da Boa Lembrança:

     

    Faltam poucos restaurantes a lançar a receita deste ano, então acesse nosso Guia de Restaurantes no site da Boa Lembrança e confira quais são as opções perto de você!

     

     

    CHEFS DA BOA LEMBRANÇA RECEBEM HOMENAGEM DO GOVERNO DE MINAS GERAIS 

     

    A cozinha mineira é hoje internacionalmente reconhecida e, por toda essa trajetória, em 2012 o Governo do Estado instituiu o Dia da Gastronomia Mineira, celebrado em 05 de julho. Para comemorar a data, é realizada a Semana da Gastronomia Mineira, com uma extensa e saborosa programação. As comemorações começam nos próximos dias e a abertura oficial do evento será na segunda-feira (3/07), durante a Feira da Agricultura Familiar, realizada a partir das 9 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).

    Às 20 horas, uma reunião especial no Plenário Juscelino Kubitschek homenageia cinco Mestras da Gastronomia Mineira, sendo duas delas chefs da Boa Lembrança: Beth Beltrão (Restaurante Viradas do Largo/MG) e Nelsa Trombino (Restaurante Xapuri). As outras homenageadas são: Dona Lucinha, Dadette Mascarenhas (in memoriam) e Dona Maria Stella Libânio (in memoriam).

    A programação vai até domingo (09/07). Mais informações podem ser obtidas no site do evento:  www.frentedagastronomiamineira.org/9265-2

     

     

    21 DE JUNHO: CHEGADA DO INVERNO

    No dia 21 de junho, demos as boas vindas à estação mais charmosa do ano: o inverno. No Brasil, as características da estação se apresentam de diferentes formas entre uma região e outra, mas é certo que o clima mais ameno e as cores que tomam conta das paisagens deixam o clima mais romântico, mais aconchegante e, claro, remetem sempre às lembranças de bons momentos gastronômicos.

     

     

     

    SUSTENTABILIDADE

     

    Na última edição da Revista BL, abrimos uma série de materias sobre o tema “Sustentabilidade” apresentando o projeto de criação de abelhas nativas, da chef Gabriela Vilar (Quintana Gastronomia/PR.

    Hoje, apresentamos o trabalho da chef Tereza Paim no restaurante Casa de Tereza/BA, com cuidados que vão desde a escolha da matéria-prima até o descarte ecológico dos insumos :

     

    CASA DE TEREZA: CONTRIBUIÇÃO PARA UM PLANETA EQUILIBRADO

     

    Com olhos voltados para gastronomia e para as questões ambientais e sustentáveis, a chef Tereza Paim desenvolve algumas ações no Restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho/BA, em prol de um planeta equilibrado. O casarão que hoje abriga o restaurante, onde já funcionou uma cantina, foi todo reaproveitado e seu mobiliário é de reuso. No quesito alimentar, todo o óleo usado é transformado em sabão para uso interno. Os acessórios são lavados em máquina, o que permite uma economia anual de aproximadamente 120 mil litros de água boa para o planeta. 

    Outro item fundamental é o lixo orgânico produzido pelo estabelecimento. Tratado em uma máquina biodigestora, permite que os clientes levem um saquinho desse lixo em forma de adubo para uso pessoal. Todos os equipamentos de refrigeração utilizam gás verde. Criteriosa na hora de escolher os peixes que chegam ao restaurante, trazidos pelos pescadores da praia do Rio Vermelho, com uma redução acentuada de emissão de carbono por deslocamento e os mariscos utilizados pela chef vêm da Ilha de Itaparica, o que permite uma pesca sustentável.

     Os insumos escolhidos e utilizados por Tereza Paim são frescos e os legumes são orgânicos e os ovos de quintal. O azeite de dendê é extraído de modo artesanal e a água é servida na moringa, justamente para reduzir o descarte de plástico e também a emissão de carbono por deslocamento. A coifa da cozinha é biodegradável, o que permite tratar a fumaça antes de lançá-la à atmosfera.

     

    “Estamos partindo para a valorização das nossas raízes

    em todos os segmentos. É ter orgulho de ser brasileiro e cuidar do nosso país.

     Isso inclui a gastronomia, entender que comer

    bem não significa comer coisas estrangeiras, mas a nossa cultura de uma

     forma bem feita, respeitando ingredientes e técnicas nossas”,

     defende Tereza.

     

     

    Tereza Paim, entusiasta das artes e expressões culturais tipicamente baianas, que inspiram e cercam seu universo, é dona de uma gastronomia consagrada nacional e internacionalmente e, com certeza, é um exemplo para a construção de um mundo melhor!

     

    NOSSOS CHEFS

     

    Seguindo as apresentações dos nossos chefs, hoje quem ilustra a nossa revista são os talentos de Pernambuco:

     

     

     

    PRÓXIMOS EVENTOS

     

    Eventos 100% Boa Lembrança:

    • RIO BOM DE MESA

    A Boa Lembrança está trabalhando para que a próxima edição do Rio Bom de Mesa aconteça no segundo semestre de 2017. Em breve, mais informações.
    Local: Rio de Janeiro/RJ

    • XXII CONGRESSO DOS RESTAURANTES DA BOA LEMBRANÇA | BAHIA

    17 a 19 de Setembro de 2017
    Local: Salvador/BA

    Confiram a programação que já está definida:

     

    • DIA 17.09 - MANHÃ e TARDE Chegada dos Congressistas - Hotel Pestana Convento do Carmo

     

    • DIA 17.09 - 14:00 às 18:00 - Reunião de Diretoria

     

    • DIA 17.09 - NOITE - Das 19:30 às 22:30 - Evento de Boas Vindas

     

    • DIA 18.09 - DIA - Plenária durante todo o dia

     

    • DIA 18.09 - NOITE LIVRE

     

    • DIA 19.09 - DIA LIVRE com programação alternativa para os que aderirem ou Retorno para quem desejar.

     

    • DIA 19.09 - NOITE - Evento beneficente

    Em breve, divulgaremos mais detalhes sobre cada ação.

     

    Eventos com Apoio da Boa Lembrança:

    • CINE GOURMET

     

    A próxima edição do Cine Gourmet apresenta o filme francês “Intocáveis”. Todos os participantes do evento ganham uma edição exclusiva do Prato da Boa Lembrança, com desenho alusivo ao evento. 

    Mais informações: www.casadamontanha.com.br/cinegourmet-intocaveis

     

    Comentários
    footer
listar todos Próxima Notícia Notícia Anterior